Conferência da Cidade discute participação social nas políticas públicas

19/03/2019 10:02

Instrumento importante no processo de tomada de decisões sobre as políticas executadas pelo município em áreas importantes como habitação, mobilidade urbana e transporte, saneamento ambiental e planejamento territorial, a participação social nas políticas públicas é o tema da Conferência Municipal da Cidade de 2019.  A palestra será apresentada pelo arquiteto e urbanista Vicente de Paula Loureiro. O evento é organizado pelo governo municipal e pelo Conselho Municipal da Cidade (ComCidade), e acontece no dia 27, no auditório da Fase. O tema tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a relevância da participação dos cidadãos no planejamento da cidade.

“É importante que os petropolitanos participem da conferência. É fundamental que governo e sociedade participem da discussão, para que seja possível pautar o que deve ser feito nos próximos anos para o melhor desenvolvimento da nossa cidade. A conferência é a oportunidade que a sociedade tem de ajudar o município a definir os rumos da cidade, participando de suas políticas e contribuindo para transformá-la em um território de maior igualdade e sustentabilidade”, pontua o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano.

Na Conferência também serão eleitos os representantes da sociedade civil que irão integrar o Conselho da Cidade, que este ano será presidido pela sociedade civil. Um dos objetivos do Conselho da Cidade é viabilizar o debate em torno das políticas urbanas. Ele é composto por diversos segmentos da sociedade – ONGs, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e sindicais desde que já participem de outro Conselho Municipal, além de representantes do poder público, permitindo, desta forma, a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisões.

“O ComCidade tem 29 cadeiras destinadas à sociedade civil – uma para cada conselho. Cada um deles pode indicar até três representantes. Esta participação é muito importante, uma vez que este ano o ComCidade será presidido pela sociedade civil”, destaca o coordenador, explicando ainda que outros sete representantes são indicados pelo governo.

As inscrições para a Conferência Municipal da Cidade 2019 podem ser feita via internet, no site da prefeitura, ou diretamente no dia do evento, a partir das 18h. A abertura do evento será às 19h. A Conferência acontece na sala Arthur Sá Earp, da faculdade FMP/Fase, na Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro.

Últimas