Conferência municipal debate políticas públicas em assistência social
Estão abertas as inscrições para a XII Conferência Municipal de Assistência Social, que vai ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro. Quem tiver interesse em participar do evento tem até o dia 13 de setembro para se inscrever na sede da secretaria do Conselho Municipal de Assistência Social – Rua Barão do Rio Branco, nº 2846, Retiro, Petrópolis, no 2º andar -, pelo site da prefeitura, ou telefone (24) 2233-8125. Nesta edição, a conferência terá como tema “O direito do povo com financiamento público e participação social”.
Realizada a cada dois anos, a conferência é aberta para a sociedade civil, profissionais de Assistência Social, representantes de entidades e organizações relacionadas, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, educadores e participantes de conselhos. “Esse é um evento de grande importância para se discutir as ações que já existem e fortalecimento de políticas públicas em assistência social”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
O evento terá abertura no dia 20 de setembro, às 19h, na Casa dos Conselhos – na Avenida Koeller, 260- Centro, onde haverá palestra e debate sobre o tema central. No dia 21 de setembro, no sábado, os profissionais e participantes em geral vão participar de grupos de trabalho para discutir e propor ações para o estabelecimento de políticas públicas em assistência social no município. O segundo dia de conferência vai concentrar as ações no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha.
O tema apresentado para a discussão pretende debater sobre a garantida do direito da população com o financiamento público e participação social por meio das entidades representativas da sociedade civil. A partir das discussões será definida proposta de ação a ser levada para as conferências estadual e federal. “Essa é uma oportunidade para se discutir ações a serem implantadas no município, no sentido de estabelecimento de políticas públicas consistentes para a cidade”, destaca o presidente do CMAS, Rodrigo Lopes.