Conheça a história do PetroDicas, perfil que faz sucesso na internet em Petrópolis

03/mar 08:34
Por Enzo Gabriel

Com mais de 30 mil seguidores e vídeos que ultrapassam 200 mil visualizações, o PetroDicas se destaca cada vez mais no Instagram. A página, criada por Matheus de Araujo, Bryan Hang e Paulo Victor Luzes conquistou o público petropolitano com conteúdo interativo nas ruas e apresentando estabelecimentos com vídeos descontraídos.

Os três fundadores da página contam a história e seus objetivos em entrevista exclusiva para a Tribuna de Petrópolis.

Origem do PetroDicas

Matheus – “O PetroDicas começou em novembro de 2022. Antes já tínhamos um trabalho de agência e víamos a oportunidade no mercado de dar visibilidade a empresas locais, que não tem condição de fazer um social media tão aprofundado, mas poderiam usar a internet para conseguir clientes e atrair as pessoas de uma forma mais interessante e acessível para o público. Começamos com essa visão, do lado do empresário da nossa cidade, mas também com a questão de mostrar o nosso trabalho, gerar conteúdo que traz a audiência do petropolitano, com valor, entretenimento e identificação da cultura local. Foi um mix de oportunidade de negócio e paixão por essa parte da cultura petropolitana.

Brayn – “Nós três somos petropolitanos e acho que o PetroDicas é um lugar em que o público entra e se sente em casa. Ele vai rir, ver uma situação que ele vive e se identificar. Então creio que seja uma comunidade para o petropolitano se sentir bem”.

Paulo – “No início, queríamos democratizar o acesso a tráfego pago e publicidade através de rede social. Na agência, existem clientes com orçamento em marketing por ser uma coisa maior, mas os micro e médio empreendedores não tinham a capacidade de investir. Então, o PetroDicas é uma oportunidade de democratizar esse acesso à publicidade e tráfego pago, que hoje é uma coisa barata com o custo benefício-absurdo”.

Ascensão e destaque em Petrópolis

Paulo – “O que fez nós crescermos foi o próprio petropolitano, que se sente em casa e se identifica em Petrópolis, com piadas internas, que são a virada de chave para muitas pessoas seguirem a página e entenderem que ali é o lugar deles”.

Brayn – “Eu vejo que tem dois momentos na virada de chave, que são a que o Paulo citou e quando nós começamos a fazer os conteúdos interativos, que as pessoas não estão muito habituadas, então trouxemos isso para uma pegada mais local que gera conexão e é uma disrupção. Queríamos ser diferentes e hoje vemos que mesmo não tendo 300 mil seguidores, a galera olha pro conteúdo e sabe que é um diferencial do PetroDicas”.

Relação com os empresários

Paulo – “A página comunica com o público e a gente consegue, com os nossos formatos, adaptar e trazer o empresário para nós. O nosso diferencial é sempre termos chegado com propostas econômicas, sem cobrar valores astronômicos. Sempre calculamos o necessário para fecharmos a conta e investirmos o lucro em tráfego pago. Com isso, alcançamos há mais de seis meses, todos os petropolitanos, fora as pessoas que não são daqui. Hoje, pro empresário é vantajoso, com a visibilidade”.

Matheus – “O processo teve várias fases. No início, estávamos começando e o empresário olhava e ainda não confiava tanto. Não conseguíamos precificar o nosso trabalho. Depois, em um segundo momento, colocamos uma precificação mínima para que pudesse fazer sentido. A virada foi cerca de nove meses de trabalho, com novos formatos de conteúdo. Então, não precisamos mais ter apenas o processo de buscar vendas e temos as empresas nos procurando com interesse no que temos a oferecer”.

Objetivos e desafios

Paulo – “Temos o objetivo de acabar o ano com 100 mil seguidores. É bem ambicioso, com uma média 300% maior do ganho de seguidores que tivemos até agora, mas o conteúdo interativo atrai por ser disruptivo na cidade. Com isso, acreditamos muito no formato para o futuro. Não só nesse, como outros que estão sendo lançados. Uma coisa muito legal do PetroDicas é que, hoje, conseguimos fazer publicidade com qualquer empresa. Ela não precisa ter um produto para ser mostrado. Um produto intelectual pode ser vendido através dos nosso formatos com entretenimento, sem se tornar algo chato”.

Matheus – “No processo da internet, onde tudo é muito dinâmico, acabamos tendo um pouco de ansiedade. Em certos momentos, achamos que as coisas poderiam ser mais rápidas do que são ou que algo pode ser feito de hoje para amanhã, mas demora. Então, lidar com a ansiedade, querendo fazer as coisas darem certo, melhorar o conteúdo para chamar mais atenção, trazer mais empresários são os maiores desafios. Como objetivos, queremos gerar valor para o público, então a parte de ganhar seguidores não é vaidade, mas uma forma de avaliarmos quanto valor estamos gerando”.

Resultados e formatos

Brayn – “A maioria dos conteúdos não dá para prever qual vai ser o resultado. Postamos o vídeo, às vezes, achando que vai estourar, mas não vai tão bem. Outros a gente solta despretensiosamente e estoura nas redes”.

Paulo – “A nossa criatividade não vem apenas de sentar e tentar criar. Vem da necessidade de olharmos os nichos diferentes e pensarmos o que vamos fazer para divulgar a empresa de uma forma legal. Assim que surgiu o interativo, o encenado, etc. O trabalho demandou a criatividade.

Mudança na logo

Brayn – “Um marco foi a mudança na logo. Sempre pensamos as coisas e fizemos, então, no início, não nos preocupamos tanto com a logo. Com um ano de página, fizemos um trabalho super bacana, buscando algo mais divertido e amigável. Em cima disso, ainda montamos uma jogada de marketing nas redes e isso foi um marco no nosso crescimento em maior escala. O ícone novo faz as pessoas nos olharem e identificarem o trabalho”.

Paulo – “A logo trouxe muito reconhecimento de marca. As pessoas olham e reconhecem a página. Foi feita por um profissional super qualificado, que ficou quase um mês e meio falando e realizando reuniões com a gente para que pudesse ser do jeito mais certo possível”.

Para acessar o conteúdo, saber mais sobre o perfil e falar com o PetroDicas basta acessar o perfil no Instagram.

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