Conheça os ganhadores do Prêmio Maestro Guerra-Peixe

20/03/2017 16:45

 A cerimônia de entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2017 foi marcada por festa e emoção na noite de sábado, quando foram conhecidos os destaques da Cultura em 2016. Para surpresa da plateia, a noite ainda teve direito à declamação de poema pelo ator Carlos Vereza, que subiu ao palco do Theatro D. Pedro – onde estreia nacionalmente seu monólogo em abril – para entregar o prêmio na categoria Teatro. 

O prefeito Bernardo Rossi entregou um dos prêmios da noite. “Esse é um prêmio de extrema importância para nossa cidade e para a classe artística, pois valoriza esses talentos locais e mostra como Petrópolis é rica em cultura. Prova disso foi a Maratona Cultural, que foi um sucesso com uma programação feita com os nossos artistas locais. Todos estão de parabéns”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que entregou o prêmio de Notório Reconhecimento concedido ao artista plástico Luiz Áquila.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega na categoria Teatro, que teve como convidado o ator Carlos Vereza. Os vencedores foram do grupo Teatro Circense Andança, pelo espetáculo “Da Outra Margem do Rio”.

Depois de brincar com o público, Vereza aproveitou o palco que vai receber sua estreia nacional para recitar o poema “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade. 

“Eu me sinto muito feliz de estar na terra de Frei Luiz e D. Pedro, local que tenho uma relação desde os meus 12 anos de idade, para participar desse prêmio tão especial e importante para a cena cultural petropolitana”, comentou.

 Durante a cerimônia, foram apresentados os novos membros da Comissão Julgadora que já está avaliando as obras e trabalhos de 2017. São eles: Arthur Varella, Andressa Canejo, Marcelo Fernandes e Paulo Campinho, representantes do poder público; e André Sampaio, Renata Garcia, Regina Bortoloni, Nathália Karl e Rodolfo Medeiros, representando a sociedade civil, com a maioria, de acordo com o regulamento do prêmio. A cerimônia ainda prestou homenagens aos artistas e agentes culturais falecidos em 2016 no quadro “Janela para a Saudade”.


Conheça os vencedores:

MÚSICA POPULAR

– Banda Hover, pelo álbum “NeverTrusttheWeather” 

 MÚSICA ERUDITA

– Canarinhos de Petrópolis, Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Filarmônica de Petrópolis, pelo concerto do oratório “A Paixão segundo São João”, de Bach

TEATRO

– Teatro Circense Andança, pelo espetáculo “Da Outra Margem do Rio”.

DANÇA

– Ballet Heloisa Schanuel, pelo espetáculo “Sonho de uma noite de verão”

ARTES VISUAIS

– Camilo Moreira – Exposição “Criando e Perpetuando Objetos”

 LITERATURA

– Dom Gregório Paixão – “A Catedral de Petrópolis”

AUDIOVISUAL

– Diana Iliescu, pelo filme “Ordenha”

COMUNICAÇÃO

– Jeane Avellar – site “Petrópolis para Crianças”

PRODUÇÃO CULTURAL

– Estúdio Aldeia – Programação cultural anual

CATEGORIA ESPECIAL

– Comissão Municipal da Verdade, pela Semana da Memória, Verdade e Justiça

 CATEGORIA “NOTÓRIO RECONHECIMENTO”

– Luiz Áquila – Pintor, desenhista, gravador, professor

– Maestro Gilberto Bittencourt

JANELA PARA A SAUDADE – AGENTES CULTURAIS FALECIDOS EM 2016

– Frei Antônio Moser

– Moisés Pregal

– Gian Calvi

– Marcos Balthar

– Sidônio Fernandes

– Regina Adão

– Diogo Bento

– Luís Fernando

– Marcelo Rocha

– Flora Guerra-Peixe Müller

– Maria Isabel Chermont

– Bety Watkins

Últimas