Conheça os petropolitanos que entraram na lista da Forbes Under 30

Os petropolitanos Pedro e Vitor fundaram em 2021, com o amigo Lucas, uma plataforma de negócios que os levaram a conquistar um lugar na publicação que destaca as personalidades influentes com menos de 30 anos

11/fev 08:00
Por Manoelle Rocha

A Tribuna de Petrópolis conversou com os petropolitanos Pedro Gelli e Vitor Rabello e também com o paulista Lucas Continentino. Eles são criadores da agência Curta Hub, e entraram na lista da Forbes Under 30, publicação que destaca as personalidades influentes com menos de 30 anos em 15 diferentes categorias.

Além de contar sobre o processo de criação da agência, o trio falou sobre o início da amizade, história de vida, carreira, sonhos, os planos para o futuro e a sensação em ver a agência, que tem apenas três anos no mercado, entrar na lista da Forbes Under 30. 

Trajetória dos petropolitanos  

Pedro Gelli, de 27 anos, nasceu em Petrópolis e começou a se interessar por jogos ainda na infância, quando jogava PS1 e Nintendo Wii com os primos. Alguns anos depois, ele foi um dos primeiros YouTubers a criar um canal voltado para games, falando sobre Clash of Clans.

Pedro contou que os primeiros US$ 100 obtidos com o YouTube foram investidos em produtos para melhorar a qualidade do canal.

Criando conteúdo para internet desde 2014, Pedro fala sobre games com foco em smartphones e tablets, o que é chamado de “mobile gaming”,  faz resenhas de jogos como Free Fire, Clash Royale e Brawl Stars.

Pedro: “Hoje, os meus 3 canais, Gelli Clash, Gellones e Dicas do Gelli, somam juntos 8,8 milhões de inscritos e 1,3 bilhão de acessos”.

Pedro e Vitor no inicio de carreira / Foto: Arquivo pessoal

Assim como Pedro, Vitor Rabello, de 26 anos, também nasceu no município, especificamente no bairro Morin. Ele contou que desde criança foi incentivado pela família a ser empreendedor. Os anos foram passando e a ideia seguiu com Vitor. Já na adolescência, começou a se interessar pelas grande empresas e startups.

Vitor: “Por algum motivo, entender como uma empresa pode causar impacto na sociedade e entender os resultados que isso gera, sempre me fascinou, tanto que, antes de completar o ensino médio, me formei pela BM&FBOVESPA em mercado de capitais”.

Aos 20 anos, Vitor ingressou na EQI Investimentos (empresa do BTG Pactual – a maior plataforma de investimento do setor do país), onde aprofundou ainda mais os estudos sobre mercado financeiro. Na instituição ele aprendeu como criar processos e estruturar um negócio escalável.

A agência

Pedro contou que após ter passado por várias agências do segmento e encontrar algumas dificuldades em relação a parte contratual e gestão de carreira, identificou uma carência no mercado e um espaço para crescimento.

Ele observou que os influenciadores não estavam sendo representados por agências e acabavam fechando poucos contratos devido a falta de profissionalização e orientações em negócios.

Foto: Arquivo pessoal

Pedro: “Identifiquei  a oportunidade de criar um ecossistema para facilitar o contato entre influenciadores digitais e marcas, criando projetos comerciais em conjunto, além disso ajudando os influenciadores a criarem suas marcas e se consolidarem”.

Vitor, que é um profissional da área de investimentos responsável pela estruturação do negócio, também enxergou nesta deficiência do mercado, através de uma ótica financeira, um potencial mais voltado para o valor da empresa.

Vitor: “Em 2021, observando o nicho de marketing de influência em crescimento e com muitas oportunidades de gerar novos negócios, trouxe minha visão empresarial para Curta, em que entrei como sócio-fundador”.

Depois destas análises, o Youtuber Pedro decidiu criar em parceria com os sócios Vitor Rabello e Lucas Continentino a Curta Hub. Ele explicou que a agência começou em 2021, durante a pandemia. Na ocasião, ele morava em São Pulo, Vitor estava em Curitiba e Lucas no Rio de Janeiro.

Lucas Continentino, de 28 anos, conheceu Pedro e Vitor depois de trabalharem juntos em outras oportunidades. Com um know-how muito forte no setor comercial, ele participou de todo o processo de criação da agência, atualmente guia toda esta área dentro da Curta.

Lucas ressaltou que a agência não era apenas um sonho, mas sim uma forma de auxiliar um mercado tão relevante no Brasil e no mundo a se expandir. Criada a partir de uma percepção de um mal aproveitamento das possibilidades, a Curta ajudou estes profissionais a não perderem as oportunidades.

Lucas: “Enxergamos a Curta como mais que uma agência, mas sim um hub no qual oferecemos um menu de soluções para o mercado de influenciadores digitais. Oferecemos desde licenciamento de produtos até possibilidades de eventos, shows, meet and greet e apoio para gravação de materiais para os canais dos 44 influenciadores que são clientes da nossa marca”.

Os sócios contaram que depois de um ano atuando no mundo digital, decidiram montar um escritório físico no Rio de Janeiro, e que atualmente a unidade está na cidade de São Paulo.  

Carência no mercado

Vitor contou que ao longo dos anos, o mercado dos influenciadores foi crescendo de forma exponencial, mas sem dar a chance para que estes profissionais realmente pudessem pesquisar e se profissionalizar na mesma medida de seu crescimento.

Ele explicou que este fator criou uma dificuldade na precificação do trabalho, onde muitos influenciadores passam grande parte de seus dias criando vídeos, ou fazendo parcerias com marcas que não atingem seu público, em busca de uma monetização maior. Ele ressaltou ainda que Pedro passou pelas mesmas dificuldades, enquanto criador de conteúdo digital.

Para Vitor, por ser uma profissão nova, muitas vezes há discrepância entre os pequenos e grandes influenciadores. Desta forma, os sócios identificaram a necessidade de auxiliar de maneira efetiva a profissionalização deste mercado.

Vitor: “Nossa gama de soluções para os influenciadores digitais permite que eles possam procurar formas diversificadas, ao mesmo tempo, de monetizar seu trabalho de forma efetiva enquanto atende um público ávido por sua presença, por produtos licenciados com seus nomes e por consumir o que é indicado por estes influenciadores”.

Na agência, Vitor é responsável pela estratégia de crescimento e estruturação da Curta no dia a dia, levando conceitos, métricas e auxiliando a empresa a alcançar seus objetivos.

Lucas Continentino é responsável pela área de marketing de influenciadores e Pedro Gelli é responsável pela gestão dos influencers e expansão.

Vitor: “Acredito que temos diferentes perfis, mas eles se complementam para fazer o nosso negócio funcionar”.

Clientes

Atualmente, a Curta Hub impulsiona os negócios de 44 produtores de conteúdo, entre eles: Natan por Ai, Família Arqueira e Problems, Athos, Robin Hood. A agência também trabalha com o licenciamento de produtos de influenciadores, que são vendidos no marketplace da própria agência e em outros 1.500 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Robin Hood Gamer, Geleia, Athos e Problems são alguns dos que tem produtos como, por exemplo, cadernos, canecas, bonecos, mochilas. No ano passado, o negócio movimentou mais de R$ 10 milhões na venda de bonecos personalizados de influenciadores.

Pedro: “Eles são o carro chefe das nossas vendas, passando de 130 mil bonecos vendidos em 2023”.

Pedro também pontuou que a agência realiza junto a uma empresa parceira o show de alguns influencers da Curta. No setor, eles destacam especialmente os shows de Natan por Ai, Família Arqueira e Problems.

Pedro: “Atualmente, buscamos manter uma base de clientes de qualidade, com um número crescente, porém sustentável de influenciadores, afinal, o nosso trabalho prevê uma curadoria muito cuidadosa de cada uma das marcas que atendemos para ajudá-los a exporem seu trabalho da melhor maneira”.

Lucas destaca que a soma de público dos 44 criadores de conteúdo chega a 265 milhões de inscritos no YouTube e 2 bilhões de visualizações mensais.  

Atuando nos seguimentos de entretenimento e games, os influenciadores recebem cerca de 80 milhões de acessos por dia e conquistam 2 milhões de novos seguidores por semana.

A Hub já realizou mais de mil campanhas publicitárias para 200 marcas como, Ubisoft, Epic Games, Samsung, Google, Scopely, Logitech, Activision, L’Oréal Paris e O Boticário.

Pedro: “Temos um canal próprio da Curta, que nos apoia na visibilidade das marcas e tem mais de 1 milhão de inscritos no Youtube”. 

Forbes Under 30 – 2023

Em 2023, os sócios entraram na lista anual da Forbes Under 30, que evidencia jovens com menos de 30 anos que fazem sucesso em diferentes ramos de atuação. O trio foi destacado na categoria empreendedorismo.

Pedro: “Nós fizemos a inscrição, incluímos nossos cases de sucesso e atuação. Imaginamos que eles recebam milhares de inscrições e indicações e eles têm uma comissão de jurados bem criteriosa e especializada, o que torna uma conquista ainda maior ter entrado para a lista!”

Os jovens acreditam que, como o trabalho de marketing de influência é novo e requer novas e constantes análises sobre como profissionalizar o setor, tenha sido o grande diferencial para que eles marcassem presença na lista.

“Ficamos muito felizes, porque apesar da Curta ser nova, a gente já trabalha há um tempo no segmento, e investimos bastante na empresa, no crescimento e estabilidade dela”, comenta o trio.

Planos para o futuro

Pedro destacou que eles estão investindo na internacionalização de conteúdo e exportação de influenciadores, para oferecer os vídeos com dublagem em inglês e espanhol, abrindo desta forma, novas oportunidades de trabalho e parcerias para esses profissionais que podem alcançar um público ainda maior e consequentemente aumentar, e muito, seus ganhos.

Pedro: “A ideia não é inserir o vídeo dentro do canal do influenciador, mas criar toda a estratégia de divulgação em outros países, para que eles possam monetizar também fora do Brasil”.

Lucas esclareceu que a internacionalização ocorrerá através do uso de Inteligência Artificial (IA) para a clonagem de voz e consequente dublagem para outros idiomas do conteúdo dos influenciadores que fazem parte do hub da agência, com o diferencial de ter uma equipe de profissionais especializados na área.

Lucas: “Os primeiros vídeos dublados pela IA produzidos pela Curta começarão a ser publicados ainda no início deste ano”.

Para eles, inserir os influenciadores e consequentemente a agência no mercado internacional é uma forma de potencializar a imagem dos criadores de conteúdo, assim como a monetização de seus respectivos canais.

Pedro: “Não vamos apenas traduzir os conteúdos, há por trás uma estratégia inteira de amplificação da marca internacionalmente por meio da criação de canais em outros idiomas no Youtube e sua consequente divulgação para uma nova base de usuários no idioma”.

Para os sócios, as conquistas estão ligadas ao leque de soluções que a agência oferece dentro da estratégia criada para os influenciadores digitais.

Pedro: “Poder levar ao mercado internacional e tornar conhecidos os influenciadores que acreditam e apostam em nosso trabalho é a maior conquista que poderíamos ter”.

Vitor pontuou que continuar investindo no licenciamento de produtos como mochilas, roupas e cadernos também está nos planos para o futuro, e que projetam uma chuva de meteoros para lançar mais influenciadores para o mercado de entretenimento.

Vitor: “Hoje, as crianças e adolescentes têm uma grande admiração pelos influenciadores, que lançam produtos, apresentam shows e fazem eventos, tal como personagens de desenhos, anteriormente”.

Ele também compartilhou que almejam continuar crescendo e transformando relevantes os influenciadores que fazem parte da Curta Hub.

Vitor: “Acredito que mais do que sonho, o que podemos dizer é que temos como meta um crescimento expressivo para 2024, com uma perspectiva de mais de R$ 30 milhões de faturamento até o final do ano”.

Petrópolis

Naturais do município, Pedro e Vitor acrescentam que a cidade foi crucial para desenvolverem a Curta Hub. Eles ressaltam que os familiares e amigos continuam aqui e que estar em Petrópolis é sempre um sonho.

Vitor: “Quando concretizamos, vejo o quanto nossa família, amigos e colegas foram importantes para nos ajudar nessa jornada. Petrópolis para nós é um lugar muito especial. Sempre nos sentimos muito em casa”.

Pedro: “Tudo que aprendemos em Petrópolis foi crucial para desenvolvermos a Curta. Levamos a cidade sempre com a gente, independente de onde estivermos”.

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