Conselho de Educação diz que Prefeitura pode contar uso da plataforma Educa em Casa como hora letiva
O Conselho Municipal de Educação (COMED) aprovou nesta terça-feira (23) por unanimidade o cômputo de horas letivas a partir do uso da plataforma “Educa em Casa”. A decisão se refere a rede municipal: os alunos estão realizando atividades propostas pela Secretaria de Educação desde o início do uso da plataforma, em 20 de abril. O assunto foi abordado durante uma reunião extraordinária realizada de forma remota.
A plataforma, que está armazenada no site governamental do município e foi criada sem custos para o poder público, é atualizada semanalmente pela equipe da Secretaria de Educação e conta com atividades para educação infantil, ensino fundamental e médio, além da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A plataforma também tem conteúdo específico para a educação especial.
Leia também: Restaurantes só poderão funcionar até 22h e com 30% da capacidade
“A plataforma foi elaborada para que seja mantido o vínculo entre alunos e escolas nesse período em que as aulas estão suspensas devido às ações de prevenção ao coronavírus. Não temos data prevista para o retorno das aulas. A data será deliberada pela Secretaria de Saúde, por isso, é importante que a plataforma seja fortalecida como recurso pedagógico nesse período de afastamento social”, diz a secretária de Educação, Marcia Palma.
Através de votação, o COMED também validou como 100 horas letivas o uso da plataforma desde que foi criada e disponibilizada para a rede municipal – em 20 de abril – até essa semana. A decisão será formalizada através de uma resolução.
Segundo a Prefeitura, os alunos que não têm acesso à internet, ou têm dificuldade de acesso estão recebendo as atividades de forma impressa, respeitando as normas sanitárias. A Secretaria de Educação está acompanhando a evolução do uso da plataforma a partir da devolutiva das equipes gestoras das unidades escolares. A plataforma está disponível através de um link no site da prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br.