Consertos da Concer duraram apenas alguns meses

27/04/2018 11:15

Apesar do serviço de recuperação de pavimento, feito pela Concer na BR-040, vários trechos da rodovia apresentam condições precárias. Os buracos e rachaduras acabam se tornando um perigo para motoristas e motociclistas que passam pela autoestrada. 

Um dos pontos mais complicados é o trecho entre o portal de entrada da cidade, e o túnel do Quitandinha. Por lá, ao longo de quase um quilômetro existem inúmeras rachaduras e buracos espalhados pelas duas faixas da rodovia. Nossa equipe flagrou vários veículos fazendo manobras perigosas para desviar dos buracos. 

E para quem tem moto, o risco é ainda maior. “Passar pela BR, que era uma forma de lazer nos fins de semana, está se tornando algo difícil. Hoje penso duas vezes antes de passar pela rodovia, justamente por conta dos buracos. Sei que não tenho opções, mas a situação está demais. É um desgaste para os veículos e um perigo pra gente que tem moto. Uma rachadura dessas pode ser fatal. Muito perigoso”, contou o motociclista Sandro Valério Linhares. 

Para os caminhoneiros, a falta de manutenção da rodovia tem sido um dos maiores desafios. “Não se tem uma sinalização correta, o pedágio é caro e a manutenção é feita de forma pontual, deixando o geral a desejar. Precisamos de eficiência, porque o fluxo não para, e justamente por isso o asfalto vai desgastando. Aí você tem uma série de prejuízos com o veículo, por causa dos buracos. Vai suspensão, molas, batentes, direção e claro, os pneus, tudo embora. Encarece muito a manutenção do veículo, e isso tudo soma de forma negativa na empresa”, reclamou João Batista de Paula.

Ainda de acordo com João, como se já não bastassem os transtornos, o prejuízo acaba caindo na conta do motorista. “Quando o prejuízo é constante a empresa desconta. Não querem saber. Então a gente faz de tudo pra desviar. Tem gente que ainda pega via alternativa, anda mais, gasta mais diesel, para não pegar esses trechos absurdos como este aqui”, disse o motorista, de Governador Valadares, Minas Gerais. 

Na mesma rodovia, na pista nova – sentido Rio de Janeiro, a situação é a mesma. No trecho de mão dupla, o último acesso a Petrópolis, recapeado no fim do ano passado, já está com novos buracos, e os motoristas não aprovaram o serviço feito pela concessionária. “É buraco que não acaba mais. Tudo bem que temos uma rodovia de jurisdição estadual e federal, que é a União e Indústria, que está numa situação bem pior. Mas essa daqui é privatizada, e nós pagamos por ela”, completou o motociclista Sandro Valério.

A Concer, concessionária responsável pela rodovia, disse que a campanha de recuperação de pavimento está em execução, atuando no momento no km 87, na pista de subida da Serra de Petrópolis, já tendo concluído intervenções em placas de concreto no km 91 e 86. A campanha avançará por outros trechos da rodovia nas próximas semanas. “A Concer lembra que é credora da União em relação ao custeio financeiro das obras da Nova Subida da Serra. Tal inadimplência, que perdura desde 2014, causa grave desequilíbrio ao contrato de concessão. Ainda assim, a empresa vem mantendo os investimentos e melhorias na rodovia, bem como os serviços relacionados à operação da estrada”, disse, em nota. 



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