Construção irregular de lago em propriedade de Teresópolis é flagrada por Policiais Ambientais
Trabalho de fiscalização realizado por policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis, flagrou um lago artificial com água desviada de uma nascente, além de quatro árvores cortadas. A ação foi realizada na última terça-feira (05). Os agentes identificaram os crimes após terem recebido informações pelo programa Linha Verde do Disque Denúncia.
Segundo os agentes da 5ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, a denúncia mencionava corte de árvores, desmatamento e possível fabricação clandestina de carvão. Os policiais, então, procederam ao bairro Albuquerque, onde no local denunciado e após autorização do proprietário, realizaram vistoria. Durante a fiscalização, os policiais militares não identificaram a fabricação de carvão, porém, encontraram árvores cortadas e um lago artificial que desviava água de uma nascente. Como o responsável não apresentou nenhuma licença pertinente para as atividades, foi encaminhado à 110ª DP, para o registro da ocorrência.
Segundo o programa Linha Verde, em 2023, já foram cadastradas 112 denúncias sobre crimes contra o meio ambiente no município de Teresópolis, sendo Meudon e Albuquerque os bairros mais denunciados. Desmatamento e extração irregular de árvores lideram as denúncias na cidade.
Como denunciar
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela página do Linha Verde no facebook.