Consumidor denuncia à Vigilância que comprou carne podre em supermercado
A Vigilância Sanitária vai apurar denúncia feita ontem por um petropolitano sobre venda de carne estragada em um supermercado do Centro da cidade. Sérgio Luiz da Silva Pizzolato registrou a queixa contra o TereFrutas, na Rua Marechal Deodoro, ontem (29). Segundo ele, a carne (meio quilo de músculo) foi comprada na quarta-feira (26) pela irmã, por R$ 16,94, mas no dia seguinte, ao pegar a peça para preparar, ela percebeu que o alimento estava esverdeado, apesar de, na etiqueta, a data de validade indicar vencimento no dia 3 de agosto.
O agente previdenciário chegou a voltar ao supermercado e pedir a troca do alimento mas, ao chegar no local, teve exigida a nota fiscal da compra. De posse do documento, ele decidiu denunciar o caso.
“Vou pedir que um fiscal da vigilância sanitária me acompanhe até o supermercado. Além de trocar o alimento, quero saber se existem outras carnes e/ou produtos sendo vendidos fora da validade. Como pode comprarmos uma carne, colocarmos na geladeira, e no dia seguinte ela estar podre mesmo dentro da validade?”, questionou.
O Procon informou que se a identificação do produto com problema foi no mercado, ele deve chamar o gerente e solicitar o descarte daquele material. O cliente também pode registrar a situação no livro de reclamação – que todo o estabelecimento deve ter. Se ele identificou depois de já ter efetuado a compra, ele deve retornar ao estabelecimento com a nota fiscal e pedir a troca, obrigação de qualquer empresa para produtos que apresente problemas.
A reclamação no Procon, no entanto, pode ser feita independente do caso ter sido ou não solucionado pela empresa. É importante que haja a denúncia para que o órgão de defesa do consumidor efetue ações fiscalizatórias em pontos denunciados.
A Tribuna de Petrópolis tentou contato com o supermercado por telefone mas não conseguiu falar com nenhum responsável.