Contas dos ex-prefeitos serão julgadas na próxima legislatura?

11/out 04:11

Tem aquela fila de contas — que mencionamos aqui repetidas vezes — de ex-prefeitos para serem julgadas pela Câmara de Vereadores. Lá atrás, por recursos impetrados por Bomtempo, as contas dele de 2016 ficaram em suspenso. Mas, desde 2021, elas foram “liberadas” pela Justiça para serem avaliadas pelo Legislativo. Essas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). E aí a Câmara tinha dois caminhos: acompanhar a decisão técnica do TCE ou aprová-las e ficar com o desgaste. Só que, ao longo desses anos, a Câmara engavetou as contas e jogou a chave fora. Assim, deixaram de ser julgadas também (porque precisa ser na ordem cronológica) as contas de Bernardo Rossi, Hingo Hammes e as do próprio Bomtempo, de 2022.

Exemplo

Vejam o exemplo de Três Rios e no que contas reprovadas pelos vereadores implicam: lá, o prefeito Joa Barbaglio teve as contas de 2023 reprovadas pelo TCE e pela Câmara. Ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral. Recorreu ao TSE, concorreu e ganhou a eleição, mas, se o Tribunal Superior Eleitoral confirmar o entendimento da Justiça Eleitoral regional, ficará sem o mandato.

Essa, não!

Mas as caras nem queimam. Vereadores que estão sentados sobre as contas de Bomtempo de 2016 fizeram discursos inflamados na primeira sessão após a eleição, conclamando seus pares a votarem essas matérias ainda este ano. O medo é de ter o filme queimado por terem engavetado as contas. Mas, gente… Desde agosto de 2021, as contas de Bomtempo estão “liberadas” para a Câmara votar. E só agora, passada a eleição, quando a desaprovação das contas não influencia mais neste pleito, é que querem votar?

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) deu início às vendas das camisas da campanha Outubro Rosa 2024, que traz o tema “Com + informação, somos mais vida – câncer de mama é um assunto de todos”. As camisas são produzidas com malhas doadas pela empresa Ikinha e estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, em uma barraca montada na Praça D. Pedro II.

Tudo igual

A primeira sessão da Câmara de Vereadores pós-eleição foi online! Que isso, gente! Avisa aos vereadores que a campanha já acabou. Onde estavam, que entraram apenas de forma virtual na sessão? Presentes apenas Mauro Peralta, secretariando, Domingos Protetor, presidindo, e Júlia Casamasso, participando. Junior Coruja, Lessa e Gil só chegaram presencialmente depois, na segunda sessão feita na sequência. E olha que Peralta e Protetor foram derrotados nas urnas. O resto entrou na sessão de casa, da rua, do carro… Os que foram derrotados, a gente até entende, mas os reeleitos…

Saia justa

Nesta primeira sessão após a eleição, foi um chororô só. Os derrotados abriram seus corações para lamentar o resultado das urnas. Os eleitos tentavam até se controlar para esconder a alegria e não humilhar os colegas.

Vai ser duro

Depois de passado o choque inicial — ainda que previsto — de não ir para o segundo turno, Bomtempo tem muito trabalho a fazer nesta reta final. Vai ter que colocar umas contas pelo menos em mínima ordem. Haja Patuléa.

Bem que a gente avisou…

Leandro Azevedo não topou ser vice de Hingo Hammes, o que seria uma aposta razoável de vitória. Fincou o pé e queria ser cabeça de chapa. Lá pelas tantas, sucumbiu (sabe lá Deus por quê) em ser vice de Blog. E deu no que deu. Mesmo com a chapa dizendo que as pesquisas eram mentirosas, tiveram 19.496 votos, o que representa 12,37% do percentual de válidos.

Muro

O Republicanos não fechou apoios, não. Ainda que Blog tenha anunciado apoio a Yuri, o partido não se pronunciou. Já Leandro Azevedo, que era candidato a vice, pregou a não anulação do voto, disse que não apoia Yuri, mas não declarou apoio a Hingo. Não custa observar que ficar em cima do muro também custa caro. Politicamente, eleitoralmente e para encontrar abrigo.

Amanhã a programação no Teatro Imperial é especial para as crianças. Uma das atrações é o espetáculo “Divertidamente – O Show” , que se apresenta pela primeira vez na cidade, às 16h.

Cineminha

Hoje é o último dia para ir doar sangue e ainda ganhar um presente. A Rede Cinemaxx vai dar ingresso a quem for fazer a boa ação no Banco de Sangue Santa Teresa. Além da distribuição dos vouchers, o Cinemaxx exibe vídeos educativos sobre a importância da doação de sangue em suas salas de cinema, sensibilizando o público e ampliando o alcance dessa corrente do bem.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 151 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas