Contratação de amigos e indicados políticos para cargos técnicos do governo prejudicam recuperação pós-chuvas
Bolsas da USF
A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para concurso de bolsas de estudos, para ingressantes no 1° semestre. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até 14 de janeiro em usf.edu.br/desafio. Os descontos são de 100%, 50% e 30% para os cursos de graduação presenciais e a distância. É grande a oferta de cursos. Poderá participar do Desafio o candidato que não seja portador de diploma de curso superior; tenha concluído o ensino médio até o final do segundo semestre de 2019; não seja funcionário nem dependente de funcionários da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana e/ou Província Franciscana; não tenha vínculo com a USF ou Instituto Franciscano de Teologia, nem tenha sido discente dos cursos de graduação da USF nos últimos 3 semestres, exceto na condição de bolsista integral. As provas serão no dia 19 próximo, às 10h, no ITF.
Reforço
Além de Cleiton Rodrigues, Petrópolis tem mais um secretário estadual. O governador em exercício, Cláudio Castro, assinou ato dando status de secretaria de Estado ao Instituto Rio Metrópole, presidido pelo petropolitano Bernardo Santoro.
Renato Falconi
Renato Falconi, que morreu na segunda-feira, aos 85 anos de idade, teve papel destacado em várias atividades em Petrópolis Descendente de uma família que foi responsável pela criação de excelentes restaurantes, ele também atuou no setor. Teve restaurantes na Praça da Liberdade, no casarão onde funciona o Luigi; no Bauhaus, onde funcionou depois uma boate; e no condomínio que tem acesso pelo alto da Rua D. Pedro I. Além de restaurantes, Renato atuou também na área de transportes coletivos. Ele foi dono da viação Imperial, hoje Petro Ita. Seu filho, José Renato, é um destacado corretor de imóveis.
Em meio à operação de combate ao incêndio que destruiu uma sala do Centro Administrativo da Prefeitura, Alan Pacheco flagrou um bombeiro providenciando água potável para os companheiros. Foto: Alan Pacheco
Erro de montagem
O prefeito Bernardo Rossi está pagando um preço alto por ter autorizado a secretários municipais a contratação de amigos ou indicados políticos para cargos eminentemente técnicos do governo. Agora, a chuva forte dos últimos dias mostra que faltam à máquina pública técnicos que liderem as equipes de socorro e as providências com relação à recuperação de áreas.
Sem vaga
Os voos para o Brasil devem andar muito lotados. Há autoridades que ainda não conseguiram retornar do recesso de fim de ano.
Cerveja
Cervejarias de Petrópolis vão participar do primeiro grande festival promovido pela Rota Cervejeira do Estado do Rio, nos dias 25 e 26 próximos, no Country Club de Nova Friburgo. O evento ganhou o nome de Festival de Cerveja das Montanhas. Como nos demais festivais, haverá boa gastronomia e shows.
Mostra de fotos
Está aberta no espaço cultural da Rua da Imperatriz, 327, no Centro, a exposição de fotos do petropolitano Paulo Moura, promovida pela Academia Brasileira Ambientalista de Letras (Abal). A exposição reúne fotografias com temas ambientais e pode ser visitada de 10h às 18h. O fotógrafo é petropolitano ambientalista e ativista ambiental.
Mesmo depois de trabalhar na limpeza de bueiros, até que o rio transbordasse, o funcionário da Comdep consegue sorrir para a foto de Márcio Neves, já na Rua Alencar Lima. Foto: Márcio Neves
Programa Verão LNCC 1
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) está anunciando os eventos que farão parte do seu Programa de Verão, de 3 de fevereiro a 6 de março. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20. Estão previstos o XIII Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional, a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, Jornada em e-Biodiversidade, Escola Supercomputador Sdumont, o VI Encontro em Modelagem Matemática do Crescimento Tumoral e Jornada em Ciência de Dados.
Programa Verão LNCC 2
Paralelamente, haverá minicursos: Concepção e Princípios para a Modelagem de uso de Museus Virtuais (2 a 6/3/2020), Métodos Multiescala: Teoria e Prática (2 a 4/2/2020), Processamento digital de sinais para análise tempo-frequência: aplicações em áudio (2 a 6/3/2020), e Animação Computacional de Fluidos via Métodos Baseado em Partículas (3 a 6/3/2020).
Sacolas plásticas
A partir de 15 de janeiro a distribuição gratuita das primeiras duas sacolas plásticas deixa de ser obrigatória. Em seis meses, cerca de um bilhão de sacolas plásticas deixam de ser distribuídas por supermercados no Estado do Rio de Janeiro. Na rede Armazém do Grão, de Petrópolis, os clientes aprovaram o uso das sacolas e também estão utilizando muitas caixas de papelão, que podem ser reutilizadas ou levadas para os postos de reciclagem.
Leia também: Com 3,7 mil imóveis de luxo que não pagam IPTU, governo revela ineficiência da fiscalização