Contrato para projeto de recuperação da Serra Velha é assinado, mas não há previsão para início das obras

12/03/2021 17:44
Por Luana Motta

O Departamento de Estrada e Rodagens (DER-RJ) assinou o contrato com a empresa Dynatest Engenharia Ltda no último dia 4 de março para a elaboração do projeto básico de engenharia para a restauração e recuperação da Serra Velha. Após anos de promessas do Governo do Estado e muita expectativa, a empresa enfim dará início aos trabalhos. Mas a execução do projeto ainda não tem data para acontecer.

O contrato prevê a elaboração de um Projeto Básico de Engenharia Rodoviária destinado à restauração e recuperação do pavimento, drenagem e OAC’s, sinalização horizontal e vertical, além da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural na rodovia. O trecho contemplado será de 11,5 quilômetros, entre a fábrica de pólvora do Ministério do Exército e o conjunto residencial Grão Pará. Mas as intervenções ainda dependem da autorização de órgãos ambientais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O prazo para execução é de 150 dias corridos, contados a partir da ordem de início. O valor estimado é de R$ 593 mil reais.

Em janeiro, em uma reunião realizada com o deputado Sérgio Fernandes (PDT), o presidente do DER anunciou que as obras começariam neste mês de março, mas o projeto ainda nem tinha previsão de ser elaborado. No ano passado, o DER chegou a iniciar um trabalho de manutenção, como um paliativo, em alguns pontos da estrada. O trabalho chegou a ser acompanhado pela Prefeitura.

Últimas