Conversando com o autor aborda fé e razão na filosofia moderna

13/10/2019 16:27

O segundo convidado do III Ciclo de Debates do Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade (CAALL) traz o volume 4 da série “Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos”, do professor Márcio Tavares D’Amaral. A conversa com o autor será no dia 15 de outubro, no Cineteatro do Museu Imperial.

Após os livros sobre a Patrística (2015), os Gregos (2016) e os Medievais (2017), é lançada agora a obra dedicada aos Modernos (séculos XIV a XVIII). A série aborda a formação e a identidade da cultura ocidental contemporânea, recuperando suas duas fontes originais: a cultura grega, pautada no Ser e na Razão, e a cultura judaica, baseada nos fundamentos da Fé e de Deus.

O professor Márcio Tavares D’Amaral possui vasto conhecimento em Comunicação, História, Filosofia e Religião, atuando como coordenador do Programa IDEA/Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento da UFRJ. Ele acredita que os debates promovidos pelo CAALL são importantes para o entendimento do atual momento que o Brasil enfrenta.

“É um período de obscurantismo, em que o sol está se pondo, e em que talvez se queira impor ao nosso povo uma noite que não se sabe quanto tempo pode durar. Voltar à defesa de antigos ideais como a liberdade, a igualdade e o difícil valor da fraternidade, é uma oportunidade que o CAALL oferece a pensadores, artistas e militantes que precisam se encontrar e encontrar o seu público e o seu povo.” – afirma.

Os encontros do III Ciclo de Debates “Conversando com o autor”  acontecerão até novembro. Para Maria Helena Arrochellas, diretora do CAALL, o III Ciclo, desta vez com foco na literatura, tem como objetivo refletir o importante papel da literatura no enriquecimento e fortalecimento da cultura de seu povo, fator fundamental para se construir uma nação. 

Além do professor Márcio Tavares D’Amaral, o III Ciclo de Debates vai promover o lançamento do livro Minha avó seus mistérios – Memórias Inspirativas e O Marxismo ainda é útil? de Frei Betto, na edição do dia 09 de novembro.

Promovido pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, unidade da UCAM, e o Museu Imperial de Petrópolis, o III Ciclo de Debates “Conversando com o autor” tem apoio da UCAM, do CEFET, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e da Associação de Amigos do Dr. Alceu/AADA e abordará a literatura.

Sobre o CAAL

Criado pela Sociedade Brasileira de Instrução, o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade propõe-se a divulgar a vida e a mensagem de seu patrono, aprofundando seu compromisso com a liberdade, a justiça e os valores da pessoa humana. São objetivos do Centro: a) A preservação do legado de Alceu Amoroso Lima, através da organização e edição de seus escritos inéditos e reedição de suas obras; b) O patrocínio jurídico a manifestações que concorram para a conquista e o aperfeiçoamento dos direitos da pessoa humana; c) A promoção de cursos, colóquios, seminários e debates que difundam a visão universalista de Alceu Amoroso Lima sobre os problemas do nosso tempo, à luz de seu compromisso cristão e da sua abertura a todos os homens de boa vontade; d) O estudo e a pesquisa sistemática de temas relativos à liberdade e à libertação.

 

Serviço

III Ciclo de Debates “Conversando com o autor”

Márcio Tavares D’Amaral lança o volume 4 da série “Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos.”

Dia: 15 de outubro de 2019

Hora: 19h às 21h

Local: Cineteatro do Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220. Centro, Petrópolis – RJ (acesso pelo Bosque do Imperador)

Mediação: Maria Helena Arrochellas

Últimas