Copa Imperial de Mountain Bike reúne 300 atletas em Secretário
A Copa Imperial de Mountain Bike, que aconteceu na manhã deste domingo (5), lotou a Praça de Secretário com os parentes e amigos dos 300 atletas inscritos, sendo 100 para a prova de distância de 25Km e 200 para distância de 50Km. A competição faz parte do programa Agita Petrópolis, realizado pela Prefeitura de Petrópolis junto com a Coordenadoria de Esportes. Também estiveram presentes como apoio, equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e CPTrans.
Os percursos da Copa passaram por trilhas em Secretário, Madrugada, Gambá, Sardual, Amil, Anápolis e Fagundes. Todos os participantes contaram com dois pontos de apoio de hidratação, onde foram distribuídas bebidas tônicas, água, além de frutas. Todos os participantes receberam medalha de participação.
O objetivo do evento é fomentar a pratica de MTB no município, como mais uma atividade esportiva acessível para as pessoas. Porém, a Copa Imperial recebeu não só atletas amadores, mas também profissionais. O grande destaque da competição foi o ciclista profissional, Wolfgang Soares Olsen de 25 anos, que foi o campeão da distância de 50km. O atleta completou o percurso em 01:42:33, e ele se prepara para na semana que vem participar do Campeonato Brasileiro de MTB.
"Eu treino em média 5 vezes por semana e pedalo um total de 350Km. Eu descobri o esporte aos 14 anos em uma competição, por isso acho essa iniciativa da Prefeitura excelente, de trazer os atletas e as pessoas para conhecerem mais a modalidade! Petrópolis é um celeiro de talentos. O percurso foi bem surpreendente para mim e serviu como preparação para semana que vem. Que esses eventos esportivos possam descobrir mais talentos para o MTB", pontuou Wolfgang.
Segundo Wolfgang, para praticar o MTB é preciso ter um material de qualidade e seguro. As sapatilhas são especiais com "taco", uma espécie de trava que fixa os pés nos pedais, capacete, luva, betelle – um short que possui um suspensório que possibilita maior mobilidade, além da bike que é de fibra de carbono, mais leve, resistente com absorção de impactos e que custa em média R$ 20 mil.
O evento contou com a participação da atual campeã PanaAmericana e Brasileira de MTB, Giuliana Salvini Morgen, de apenas 15 anos, e com o anfitrião que já participou de mais de 40 competições, Tadeu Abdu de 61 anos. "Pedalo há mais de 10 anos por incentivo do meu filho. Hoje participei da distância de 50 Km. Andar de bike é um hobby muito bom", contou.
Colocação dos atletas gerais de distância de 25km
1ª – Mauro Pereira – 00:55:01
2ª – Rodrigo Cordeiro Ioras – 00:56:34
3ª – Bruno Araujo da Costa – 00:57:05
4ª – Luciano Nascimento – 00:58:13
5ª – Uilian Gonçalves Mendes – 01:00:04
Colocação dos atletas gerais de distância de 50km
1ª – Wolfgang Soares Olsen – 01:42:33
2ª – José Vitor de Souza – 01:46:58
3ª – João Eduardo Cerqueira – 01:50:37
4ª – Mauro Lara – 01:50:37
5ª – Albert Morgen Junior – 01:57:47
Confira todas as classificações no site da Prefeitura.