Coro e Orquestra Acadêmica de Malmö se apresentam em Petrópolis

17/06/2019 11:59

Depois de sete anos, o Coro e a Orquestra Acadêmica de Malmö, da Suécia, retornam ao Brasil para três apresentações gratuitas no Rio de Janeiro, Paraty e Petrópolis. O concerto na cidade imperial será no próximo dia 19, às 19h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

Os dois grupos, que são líderes nacionais da categoria universitária na Suécia, são conhecidos pelo seu alto nível musical, com concertos de repertório de excelência,  e estão sendo recepcionados pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. 

”Para nós é uma grande horna e um prazer recebê-los pela segunda vez. A troca de experiências que este tipo de visita proporciona é incalculável para nossos cantores. A apresentação será uma oportunidade única para os amantes da música”, declarou o diretor artístico do Instituto, o maestro Marco Aurélio Lischt. 

O grupo é liderado pelo maestro Daniel Hansson, Diretor Artístico na Universidade de Malmö e Professor convidado de regência na Academia Nacional de Música de Lviv, Ucraina. "Estamos ansiosos para realizar concertos mais uma vez no Brasil! Temos memórias fantásticas de nossa última turnê e na expectativa de termos novos encontros musicais”.

O programa do concerto representa a vida musical sueca e convida a audiência para sentir um pouco da alma escandinava. Como convidado, teremos o cantor de ópera Conny Thimander, um bem sucedido tenor de ópera sueco que já trabalhou em diversas casas de ópera como a Ópera Real da Suécia, o Teatro da Corte Drottningholm em Estocolmo e a Ópera Alemã no Reno. 

Coro e Orquestra da Universidade de Malmö – Desde o ano 2000, o Coro e a Orquestra da Universidade de Malmö têm sido considerados os grupos de maior representatividade da Universidade de Malmö, se apresentando em cerimônias e eventos anuais da universidade. Eles também ocupam um natural e importante lugar no calendário cultural da cidade de Malmö com sua série de concertos anuais. O grupo também cumpre uma agenda musical extensiva com turnês internacionais e visitando outros grupos musicais ao redor do mundo. Eles já se apresentaram em festivais e em turnês pelo Brasil, Mexico, Portugal, Croácia, República Tcheca, Cuba, China e África do Sul.

Daniel Hansson

É o Diretor Musical da Universidade de Malmö e Diretor Artístico do Coro e Orquestra da mesma Universidade, como também do Ensemble SYD. O Coro e a Orquestra da Universidade de Malmö foram fundados por ele em 1999 e desde então ambos vêm se desenvolvendo e passando a liderar o cenário musical nacional das orquestras estudantis universitárias da Suécia. Hansson mantém em ambos os grupos o cultivo do repertório tradicional, mas nos últimos anos tem trabalhado bastante o repertório de obras contemporâneas, com inúmeras encomendas de performances de novas obras. Os concertos são planejados e temáticos que proporcionam uma experiência completa da música, com textos e iluminação decorativa para o evento. 

Daniel Hansson é um educador requisitado e muito apreciado e já ministrou vários cursos e seminários de regência coral. Já deu aulas nos cursos de verão da Associação Sueca de Regentes Corais como também trabalhou como docente convidado nos cursos internacionais da mesma entidade. 

Daniel Hansson já regeu grupos como a Orquestra Sinfônica de Helsingborg, o Coro da Rádio Sueca, a Filarmônica de Montecarlo e várias outras orquestras profissionais na Suécia. Daniel Hansson recebeu a bolsa Eric Ericsson em 2003.

Conny Thimander 

Tenor sueco. Estudou na Faculdade de Ópera da Universidade de Estocolmo. Fez sua estreia como Tamino na Flauta Mágica de Mozart no Teatro Real de Ópera de Estocolmo e desde então tem cantado em vários palcos da Europa como a Ópera Alemã do Reno, Teatro de Bonn, Festival de Baden-Baden, Ópera de Malmö, Ópera de Gothenburg, Ópera Piccolo Regio em Turim, Ópera Jyske e Teatro do Palácio de Drottningholm. Ele é frequentemente requisitado para concertos e já se apresentou com o Coro da Rádio Sueca e a Orquestra Sinfônica da Rádio do Japão, como também com o Coro de Câmara Eric Ericsson e a Orquestra Barroca de Helsinki, com a Sinfônica da Universidade de Malmö, com a Sinfônica de Helsingborg, com a Sinfônica da Rádio Sueca, com a Sinfônica de Aalborg e com a Sinfonieta de Dallas. 

Sua voz agradável de tenor lírico o tornou um dos mais requisitados solistas de todo o país. No momento mantém um contrato com a Ópera de Malmö e está em turnê pela primeira vez com o Coro e Orquestra da Universidade de Malmö. 


Últimas