Coronavírus: por que os idosos?

21/06/2020 08:20

Imunossenescência. Não! Não é um palavrão nem tão pouco tem a ver com decência, adolescência ou indecência. Refere-se ao enfraquecimento do sistema imunológico especialmente na terceira idade, assunto tão em voga no momento por conta da Covid-19. Eis o porquê dos idosos acima de 60 anos serem, EM PRINCÍPIO, grupo de risco.

Ao longo da vida o sistema imunológico, que é o nosso exército contra as doenças, vai se fortalecendo naturalmente com as vacinas, estilo de vida e cuidados com a saúde de modo geral. Mesmo assim, com o passar dos anos o chamado sistema imune adaptativo vai, por assim dizer, cansando pelo desgaste das batalhas travadas ao longo da vida deixando o corpo mais vulnerável às doenças pela diminuição da quantidade de “anti-corpos”. Muitos soldados desse exército morrem e a tropa não se renova.

Essa é a justificativa de boa parte dos idosos terem mais facilidade de adquirir doenças do trato respiratório superior, infecções e doenças cardiovasculares. Está bem claro que o Corona vírus ataca preferencialmente o trato respiratório superior.

Estudos bem conduzidos mostram que sobrecarga emocional vivenciada com frequência contribui e muito para enfraquecer o sistema imunológico. Taí. E o que fortalece esse nosso exército? Exercício físico moderado duas a três vezes por semana, alimentação equilibrada, exame médico de rotina periódica e evitar estresse desnecessário com pessoas chatas e inconvenientes.

Está claro até aqui que a maioria absoluta das mortes da C-19 foram de idosos com comorbidades sem controle como Hipertensão Arterial, Diabetes e doenças do trato respiratório superior. Atividade física não é garantia de imunidade da Covid-19, mas que as chances de complicações diminuem não há dúvida. O próprio Ministério da Saúde, durante o isolamento decretado recomendou que as pessoas saíssem só por necessidade, entre elas fazer atividade física. Prof. Moraes

Literatura Sugerida: ESQUINAZI, Danuza de A. et al. Imunossenescência: as alterações do Sistema Imunológico provocadas pelo envelhecimento. 2009.

Últimas