Corpo de Bombeiros anuncia entregas em cidades da Região Serrana; academia de formação em Petrópolis, no entanto, só em 2025
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) tem realizado investimentos em municípios da Região Serrana do Rio. Dentre eles, se destacam a instalação da nova Torre de Exercícios do quartel de Nova Friburgo e a inauguração do quartel de Areal (DBM 3/15), sendo o terceiro Destacamento do 15º GBM de Petrópolis. Na Cidade Imperial, a instalação da Academia de Bombeiro Militar Pedro II, na Estrada da Fazenda Inglesa, é aguardada pelos petropolitanos desde 2013, mas só deve ser inaugurada em 2025.
Saiba mais: Academia de Bombeiro Militar tem alteração no cronograma e previsão de abertura é prorrogada
Segundo o CBMERJ, nos últimos anos foram investidos mais de R$ 1 bilhão entre viaturas e equipamentos. Em relação a área operacional que cobre os municípios da Região Serrana, a corporação informou que neste ano mais de 13.390 materiais operacionais, cinco ambulâncias (ASE), quatro rabecões (ARC) e uma viatura de salvamento a incêndio (ABS) novos foram recebidos pelos grupamentos.
Leia Também: Quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Areal
Em Petrópolis, de acordo com a corporação, o 15º GBM e o 2/15 DBM receberam mais de 1.470 equipamentos operacionais e de proteção individual, como capacetes, conjuntos de aproximação, luvas para incêndio, equipamentos de proteção respiratória autônoma (EPRAs), extintores de incêndio e abafadores. O Corpo de Bombeiros também ressaltou que o município recebeu viaturas novas, incluindo uma picape para resposta rápida a ocorrências diversas, um veículo de recolhimento de cadáveres e uma ambulância.
Leia Também: Quartel dos bombeiros em Nova Friburgo ganha nova Torre de Exercícios
Combate a incêndios
No dia 14 de junho, um incêndio atingiu um imóvel histórico, na Rua do Imperador, destruindo o prédio e lojas. A equipe da Tribuna, que esteve no local durante o combate às chamas, que durou cerca de cinco horas, presenciou alguns problemas enfrentados pelos militares com duas viaturas, ambas do 15º GBM.
O primeiro foi a falta da Auto Escada Mecânica (AEM) que estava quebrada, sendo necessário que um caminhão de outro grupamento fosse acionado no dia. Outro veículo que apresentou problemas foi uma Auto Bomba Tanque (ABT), sendo necessário acionar um outro caminhão do quartel de Itaipava.
Saiba mais: Corpo de Bombeiros tinha duas viaturas quebradas no dia do incêndio em imóvel na Rua do Imperador
No início deste mês, o Corpo de Bombeiros recebeu as primeiras viaturas de um total de 40 caminhões de combate a incêndio do tipo ABT, importados da Espanha. Segundo o CBMERJ, nas próximas semanas, o 15º GBM também receberá um veículo novo deste modelo. Em relação aos problemas relacionados ao incêndio na Rua do Imperador, a corporação informou que, “no momento, não há nenhuma viatura inoperante no município.”
A corporação disse ainda que as duas unidades – 15º GBM e 2/15 (Itaipava), atuaram no combate às chamas com viaturas do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Tanque (AT) e o apoio de um caminhão-tanque (ACM-TR).
“Apesar de a Auto Escada Mecânica (AEM) do 15º GBM estar em manutenção preventiva na ocasião, não houve prejuízo ao socorro, que foi reforçado por uma viatura aérea equivalente e Auto Bomba Salvamento (ABS) de outras unidades. O incêndio foi combatido com sucesso pelos militares, evitando a propagação das chamas para as edificações próximas”, disse a nota.
2 mil ocorrências atendidas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, neste ano, o 15º GBM já atuou em quase duas mil ocorrências, que incluem 528 acidentes de trânsito, 227 eventos clínicos, 163 capturas de animais, 102 eventos de fogo em vegetação e 39 incêndios.
Já o DBM 2/15 (Itaipava) atendeu cerca de 1.200 acionamentos, sendo 291 acidentes de trânsito, 131 eventos clínicos, 70 capturas de animais, 42 combates a fogo em vegetação e 16 incêndios.
O 15º GBM é a unidade operacional com o maior efetivo da Região Serrana, com 105 bombeiros militares. O município também conta com 44 militares lotados no 2/15 DBM.