Corredor petropolitano se destaca em campeonato de corridas de montanha
Um petropolitano vem se destacando no Campeonato Fluminense Corridas de Montanha 2018. Lucas Lourenço da Rocha, de 28 anos, já ficou em primeiro lugar em uma das etapas e está em segundo lugar na competição geral, com 37435 pontos.
O Corridas de Montanha é uma competição em ambientes naturais como montanhas, areia de praia, entre outros ambientes. É composta por sete etapas, cada uma realizada em um lugar diferente e com direito a pódio. Além do ranking geral, há uma classificação por faixa etária, como é o caso de Lucas, que disputa com atletas de 25 a 29 anos.
“São corridas onde corremos em trilhas, subindo montanhas, correndo em paralelepípedos, estrada de chão, dentro do rio. Tem etapas, como as de Ilha Grande e Maricá, que são provas em que corremos na areia da praia também. Cada etapa é em uma cidade diferente”, explica Lucas.
A cada etapa, além do pódio, que é importante para o desempenho final dos competidores, os atletas acumulam pontos. No final das sete etapas, no fim do ano, há uma prova entre os atletas que conseguiram mais pontos. Esses pontos acumulados valem para o ranking estadual, que gera disputa também com os participantes de outras regiões do país. Neste ano, a prova será realizada em novembro na Serra do Cipó, em Minas Gerais.
Lucas conta que começou a correr quase por acaso. “Em 2013 eu tive que fazer uma operação no joelho, por causa de um lesão por conta do futebol. No pós-operatório, o exercício indicado era a corrida. Me ajudou muito e eu acabei me apaixonando por esse esporte. Sempre gostei de fazer trilha, montanhismo, e resolvi correr nesse ambiente também”, explica o petropolitano.
Na competição de atletas de 25 a 29 anos – a classificação por faixa etária – Lucas foi premiado na primeira etapa (Maromba) e ficou em nono lugar na competição geral. Na segunda etapa, em Teresópolis, também conquistou o primeiro lugar e ficou em sétimo no geral. Já na terceira etapa, Lucas foi mais além: conseguiu o primeiro lugar na competição geral, em Ilha Grande. Com essas três etapas, que foram decisivas para o resultado do petropolitano na competição, ele está disputando o título principal do Corridas de Montanha.
Lucas diz que, se alguém tem um sonho, é preciso ter disciplina, foco e acreditar em si mesmo. “Isso é fundamental”, diz. “Um corredor, por exemplo, só evolui treinando. Tem que literalmente correr atrás. Treinar, comer, descansar, e, claro, buscar pessoas que possam te orientar adequadamente sobre o esporte”.