Correios anunciam retomada no atendimento na agência da Posse

30/07/2020 11:40

Os Correios anunciaram na manhã desta quinta-feira (29) a reabertura da unidade da Posse já na próxima semana. O anúncio foi feito durante reunião online com o Procon Petrópolis e o Procon estadual. Fechado há 10 dias, a previsão é que o posto de atendimento reabra no dia 5 de agosto. Os Correios também se dispuseram a negociar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir falhas na prestação dos serviços.

“A agência da Posse atende a uma população de quase 20 mil consumidores, que têm na unidade a única forma de receber as correspondências. Não é razoável que essas pessoas sejam direcionadas para buscar atendimento em outros distritos, ou mesmo outro município, como em Areal, em um momento de pandemia. Além disso, tivemos episódios graves de quase três horas de espera por atendimento na agência central dos Correios” atesta Raquel Motta.

Desde o início da pandemia, o atraso nas entregas e o fechamento de agências na cidade geraram uma série de autuações por parte do órgão de defesa do consumidor, resultando inclusive em uma multa de mais de meio milhão de reais. Mas segundo a coordenadora do Procon, Raquel Motta, houve melhora na prestação dos serviços dos Correios, depois de sucessivas falhas. “O número de reclamações diminuiu, no que diz respeito às entregas”, disse.

De acordo com os Correios, a empresa sofreu drástica redução em seu quadro de funcionários durante a pandemia, especialmente em Petrópolis, onde o número de servidores do grupo de risco para a Covid-19 é maior. A instituição alega que os afastamentos fizeram com que a empresa passasse a atuar com apenas 37,5% do seu efetivo. Para resolver esse problema, foram contratados 32 novos funcionários para repor posições nas cinco agências de Petrópolis e na Central de Entrega e Encomendas (CEE), na Mosela.

Além de reabir a agência da Posse, os Correios aceitaram a negociação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Procon estadual, em relação aos serviços que apresentaram falha. Os Correios deverão informar as medidas a serem adotadas para sanar os problemas e o prazo para a regularização da prestação do serviço.

“A contrapartida pode chegar até a suspensão de algumas multas no processo administrativo, que podem ser aplicadas, caso os Correios não voltem a prestar o serviço essencial à população. O que é importante ressaltar é que, mais do que buscar a punição, o Procon tem objetivo de garantir o equilíbrio na relação de consumo, os direitos do consumidor”, ressalta Raquel.

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