Corrida primeiro e musculação depois?
Qual atividade faço primeiro? Musculação e depois corrida ou corrida e depois a musculação? Eu advogo corrida e musculação depois sob três álibis. Primeiro: a prioridade que, pelo óbvio, a corrida é prioridade do corredor, mas sabe que precisa da musculação para correr melhor.
Em segundo lugar: as duas atividades, que a isso se chama treino concorrente, pode-se correr forte, fazer musculação leve para as pernas e forte para os braços ou, se o treino da corrida for fraco aí dá para fazer a musculação com mais intensidade (mais peso) para as pernas e para os braços sem que uma atividade interfira negativamente na outra.
O terceiro motivo é a questão do gasto de calorias, algo importante para quem pensa também em emagrecimento. Corrida mais musculação gasta mais calorias baseado no efeito EPOC (do inglês excess post-exercise oxygen consumption), onde o corpo continua gastando calorias e oxigênio depois do exercício para reabastecer a energia gasta com as atividades. Sobre isso Drumont e colaboradores (2005) mostraram que a musculação depois da corrida resulta em maior gasto de energia e por mais tempo durante o período de recuperação (EPOC) quando comparado com musculação e depois corrida. Vale lembrar que estamos falando das pessoas que, por diversos motivos, (trabalho, faculdade, família, etc.) inclusive eu, preferem ou precisam treinar as duas atividades num só programa visando otimizar o tempo do dia a dia. Quem pode fazer as duas atividades em separado, claro que é melhor.
**Leitura sugerida: 1) RADDI, Leandro Luís Oliveira et al.Treino de corrida não interfere no desempenho de força de membros superiores. Rev Bras Med Esporte (2008). 2) Drummond MJ et. al. Aerobic and resistance exercise sequence affects excess postexercise oxygen consumption. J Strength Cond. (2005)