Corrida Tribuna Night Run será disputada no Dia Mundial do Coração

23/09/2018 09:30

A sexta edição da Petrópolis Night Run não será uma corrida noturna como as outras. Dia 29 de setembro, data da prova de rua, é o Dia Mundial do coração. Pensando nisso, a Vtrainer organizou um dia inteiro de atividades relacionadas a saúde da população.

Leia também: Inscrições abertas para a Tribuna Night Run

Petrópolis Night Run terá ações em prol da saúde

O programa completo dos profissionais da saúde que ficarão durante o dia a disposição do público, nos arredores da Praça da Águia, ainda está sendo concluído. De certo é que, a partir das 9 horas, haverá barracas próximas ao local da largada da Petrópolis Night Run para atender as pessoas que vão acompanhar de perto a prova de rua mais popular da cidade.

De acordo com Vicente Ricardo, um dos organizadores da corrida noturna, é proporcionar aos petropolitanos um dia voltado para a saúde e que se crie consciência da importância de cuidar do coração, razão pela qual todos precisam se cuidar ao máximo.

A data escolhida pelos organizadores constitui parte de um maior evento mundial para combater as doenças cardiovasculares iniciativa da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation). De acordo com a organização mundial da saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, já no Brasil 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos; em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

Bons motivos para correr e acompanhar os eventos paralelos – A organização enumerou boas razões para que a população fique atenta ao coração e suas problemáticas:

Diabetes: A Organização Mundial de Saúde levantou que 16 milhões de brasileiros sofrem com diabetes, o que coloca o nosso país em 4º lugar no ranking com o maior número de casos da doença, logo atrás da China, Índia e Estados Unidos. Embora já seja considerada uma epidemia global, o diabetes ainda não é levado a sério: uma pesquisa realizada pela Abril Inteligência mostrou que apenas 1 entre 4 brasileiros consideram a doença grave. Há pouca informação sobre os impactos do diabetes na saúde do coração, e hoje, as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte de diabéticos.

Tabagismo: Os problemas cardiovasculares associados ao tabaco geralmente aparecem a longo prazo, porém, assim que os efeitos colaterais aparecem, o dano já foi feito. Fumar faz o coração bater mais rápido, aumenta a pressão arterial e faz o sangue coagular. Essas irregularidades cardíacas aumentam a chance de arritmias, paradas cardíacas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte súbita.

Insuficiência cardíaca: Sentir cansaço excessivo pode indicar muito mais do que falta de tempo para descanso: tendo-o como principal sintoma, a insuficiência cardíaca é uma doença em que o coração não consegue bombear o sangue necessário para o corpo inteiro, podendo prejudicar o funcionamento do organismo. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são mais de 2 milhões de casos de insuficiência cardíaca por ano no Brasil.

Últimas