Covid-19 em Petrópolis: números mostram 335 mortes e taxa de ocupação de 77,27% em UTIs

18/12/2020 14:56

Depois de dois dias sem divulgar o boletim com dados da covid-19, a Prefeitura publicou na noite desta sexta-feira (18) um novo balanço da doença na cidade. De acordo com os números, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública é de 77,27% e das vagas de clínica médica é 87,27%. No total, há 167 pessoas internadas com o novo coronavírus, número recorde, levando em conta os boletins divulgados.

A Prefeitura deixou de publicar o boletim diário na noite de quarta-feira, depois que a taxa de ocupação ultrapassou 98%. Os dados estavam no painel covid no site do governo municipal, mas foram retirados logo em seguida. A falta de publicação dos dados e o possível colapso da rede pública de Saúde levaram os ministérios públicos Federal e Estadual a entrarem com pedido na 2ª Vara Federal para obrigar a Prefeitura a recuar nas medidas de flexibilização.

A Justiça deferiu o pedido do MP e determinou que a Prefeitura, em 48 horas, anuncie a suspensão das atividades dos bares e congêneres e dos templos religiosos. A Tribuna questionou o governo municipal sobre a decisão da Justiça, mas até o momento não obteve resposta.

Prefeitura confirma mais sete mortes por covid-19

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta, mais sete pessoas faleceram vítima de covid-19. Até o momento, a cidade registrou 335 mortes pela doença e 10.743 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. 

Segundo os dados, as mortes confirmadas nesta sexta são:

– Um homem, 72 anos, morador do Lajinha. Ele internou dia 26/11 e faleceu dia três no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). O paciente tinha diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica.

– Uma mulher, 35 anos, moradora da Estrada da Saudade. Ela internou dia três e faleceu dia 13 no Hospital Santa Teresa (HST). A paciente apresentava doença renal crônica e diabetes.

– Um homem, 66 anos, que residia em Corrêas. Ele deu entrada no HST dia 23/11 e faleceu dia 14. De acordo com a Prefeitura, ele não tinha comorbidade.

– Um homem, 70 anos, morador do Cascatinha. Ele internou dia sete e faleceu no dia 15 no HST. O paciente tinha insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana.

– Um homem, 60 anos, que morava no Quarteirão Brasileiro, que internou dia 28/11 e faleceu dia 16 no Hospital Alcides Carneiro (HAC). O paciente tinha diabetes, doença cardiovascular crônica e obesidade.

– Um homem, 57 anos, que residia no Alto da Serra. Ele deu entrada no dia 19/11 no HMNSE e faleceu dia nove. Ele tinha diabetes, doença renal crônica e hipertensão arterial.

– Uma mulher, de 57 anos, que morava na Posse. Ela internou dia 30/11 e faleceu dia 16 no HST. A paciente tinha hipertensão arterial e diabetes.

Até o momento foram realizados 89.289 testes na cidade. Deste total, 77.515 resultaram negativo, 10.743 positivos e 1.031 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. De acordo com a Prefeitura, há 8.405 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere a pacientes que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Leia também: 

Prefeitura suspende atendimentos na UPA Centro, que será exclusiva para internação de pacientes com covid-19

Após colapso na rede de saúde, Prefeitura promete reforçar controle nas barreiras sanitárias

Últimas