Covid-19: testes rápidos também estão disponíveis nas unidades de saúde
A prefeitura disponibilizou a partir desta terça-feira (14) os testes rápidos para detecção do novo coronavírus nas unidades de saúde públicas de Petrópolis. Os testes são importados da China e fazem parte do primeiro lote, contendo 500 unidades, que foi entregue nessa segunda-feira (13). No total, 4 mil testes foram comprados pelo município ao custo de R$ 520 mil, com o objetivo de agilizar os resultados e qualificar o encaminhamento de pacientes. Nessa segunda-feira os testes foram inicialmente disponibilizados nos postos centralizados de atendimento para casos suspeitos de coronavírus na UPA Centro e Itaipava.
De acordo com a secretária de Saúde Fabíola Heck, o requisito para a utilização do teste é a apresentação de sintomas compatíveis com a doença, como tosse seca, febre alta e dificuldade de respiração. Além disso, é necessário que tais sintomas tenham se iniciado há pelo menos uma semana, para que o resultado seja confiável.
Leia também: Prefeitura decreta estado de calamidade pública em decorrência da Covid-19
Na manhã desta terça-feira, o prefeito Bernardo Rossi percorreu algumas das unidades de saúde que já contam com os testes, entre elas o Pronto Socorro do Alto da Serra e o Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp (HMNSE). “A partir de hoje estamos dando início aos exames, uma maneira de dar celeridade aos casos suspeitos e encaminhar os pacientes ao isolamento domiciliar ou à internação, em caso de emergência. Vamos, aos poucos, resolver todas as demandas trazidas pela pandemia”, afirmou.
Leia também: Petrópolis é uma das cidades com maior número de pessoas no grupo de alto risco da Covid-19