Técnica da Prefeitura aplica injeção vazia em idosa: caso viraliza e gera revolta

13/02/2021 17:56
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Uma técnica da Prefeitura aplicou uma injeção vazia em uma idosa que procurou o ponto de vacinação contra covid-19 no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Centro. Nas imagens gravadas pela família da idosa é possível ver que a seringa estava vazia no momento em que foi aplicada.

Em vídeo registrado pela família, a técnica tem dificuldades para abrir a seringa e resolve trocá-la. Pelo vídeo, fica nítido que a seringa estava vazia, mas a profissional chega a fazer o movimento na seringa como se estivesse com o a dose no recipiente. Na gravação a idosa chega a exclamar “já”, parecendo surpresa pela rapidez na aplicação.

A Prefeitura de Petrópolis informou que vai apurar o caso. Em nota, o município disse que “tomou todas as providências cabíveis assim que recebeu a denúncia e confirmou, com o apoio das imagens registradas pela família e a verificação da quantidade de doses aplicadas, que a seringa utilizada para vacinar a idosa estava vazia no momento da aplicação”.

A Prefeitura informou ainda que as equipes fizeram contato com a família e a idosa foi vacinada neste sábado (13). Depois da denúncia, a Secretaria de Saúde abriu procedimento interno de investigação para apurar a responsabilidade sobre o fato. Neste sábado, a Prefeitura também criou um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias sobre a vacinação contra a covid-19, o whatsapp (24) 99946-1161.

“O governo reitera o compromisso com a população e frisa que vem trabalhando para garantir toda a transparência no processo de vacinação, que envolve centenas de pessoas extremamente comprometidas com todo o processo. A apuração será rigorosa para que casos como este nunca mais se repitam. Importante lembrar que no local da vacinação há sempre um supervisor, que deve ser acionado em caso de qualquer dúvida ou problema”, diz a nota.

Esta semana o campus da UCP na Rua Benjamim Constant e o Parque Municipal de Itaipava se transformaram em pontos volantes para aplicação da vacina contra a covid-19. Nesta fase da campanha idosos acima de 90 anos estão tomando a primeira dose. A mobilização segue até o dia 20.

Prefeitura afastou técnica que aplicou injeção vazia em idosa

A Prefeitura de Petrópolis informou em nota, o afastamento da técnica de enfermagem que aplicou uma injeção vazia em idosa, em ponto de vacinação contra covid-19 na cidade. O caso aconteceu no posto volante de vacinação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), do centro. Depois da denúncia a idosa foi procurada pela equipe da Prefeitura e tomou a vacina neste sábado (13).

Um vídeo feito pela família da idosa mostra o momento em que a técnica, que é contratada, aplica a injeção vazia. A Prefeitura informou que abriu procedimento para apurar a denúncia e ainda, que a técnica de enfermagem será ouvida nesta segunda-feira (16).

Últimas