CPTrans começa a sinalizar ciclorrota no Centro da cidade

13/08/2020 16:30

Equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) começaram na noite desta quarta-feira o trabalho de demarcação vertical e horizontal de áreas compartilhadas da Ciclorrota. A intenção é reforçar a informação sobre a presença dos ciclistas e dar mais segurança a este grupo em uma extensão do Centro Histórico. O trecho, de 5,3 quilômetros, vai compreender a Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Raul de Leoni, Avenida Tiradentes Avenida Koeler e Dr. Nelson de Sá Earp. A sinalização vai nortear por onde os ciclistas irão andar, sempre na mão dos veículos e pelo lado indicado. Esse modal está inserido no Plano de Mobilidade Urbana, construído recentemente. A intenção de expandir a ciclorrota para outros bairros e distritos.

“A ciclorrota está inserida dentro do Plano de Mobilidade Urbana de nosso governo. Petrópolis nunca teve um plano ao longo de muitos anos. Hoje iniciamos a pintura e sinalização do trajeto. Essa é uma rota compartilhada, que oferece mais segurança aos ciclistas. A ciclorrota já existe em todo mundo, em várias cidades brasileiras, de maior porte, de porte parecido com o nosso”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Leia mais: Ciclorrota no Centro Histórico deve estimular o uso de bicicletas, mas projeto ainda precisa de ajustes

Nesse modal, os motoristas também precisam estar atentos e manter o distanciamento lateral de 1,5 metros do ciclista que estiver utilizando a faixa compartilhada, conforme determina o art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que ainda prevê a redução de velocidade quando for necessária a ultrapassagem de uma bicicleta. 

Campeão de mountain bike, Henrique Avancini, que acompanhou o início do trabalho ao lado do prefeito; do secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos; do secretário da Turispetro, Marcelo Valente; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, do superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Berg; do presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes; e do vereador Maurinho Branco, parabenizou a inciativa. “Como petropolitano, fico muito contente de ver a cidade se devolvendo. A instalação da ciclorrota me desperta o senso de cidadania. A ciclorrota ajuda quem usa a bicicleta e quem não usa. Serve como orientação em educação para os motoristas e ciclistas. Traz muita segurança para quem utiliza a bicicleta. Esse é um investimento de grande valor e um grande passo para a cidade e para a população”, afirma.

Em Petrópolis, segundo a Prefeitura, cerca de 10 mil pessoas na cidade utilizam a bicicleta. Quase 300 pessoas usam como meio de transporte fixo. Esse meio de transporte apresenta, entre outras vantagens, baixo custo para o usuário, maior autonomia e melhor mobilidade, além de ter menor impacto no trânsito e para o meio ambiente.

“Já temos o projeto de extensão da Ciclorrota para Itaipava, ligando o Parque Municipal ao terminal de ônibus. O prefeito já pediu que esse processo seja feito. Vamos investir nesse modal”, antecipa o diretor presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Além de sinalizar as vias, a Prefeitura também vai distribuir panfletos com orientações sobre a ciclorrota. 

 

Últimas