CPTrans faz alterações no trânsito para evitar engarrafamento na Bauernfest

23/06/2016 09:00

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) anunciou ontem algumas medidas que serão tomadas para diminuir o impacto no trânsito, evitando transtornos para petropolitanos e turistas durante a Bauernfest. A festa, que homenageia a cultura alemã, começa amanhã e deve atrair mais de 250 mil pessoas. Pensando nesse movimento, algumas ruas serão fechadas e também será proibido o estacionamento de ônibus de turismo no centro na cidade nos sábados, domingos e feriados. Será destinada no Quitandinha uma área para que eles possam parar. 

A partir de amanhã a Rua Alfredo Pachá será fechada, como já ocorre há anos durante o evento. Ela só será reaberta após a festa. Já nos domingos 26 de junho e 3 de julho haverá o desfile da 27ª Bauernfest, com proibição de estacionamento e proibição ao tráfego normal de veículos no trajeto do desfile, que passará pela Praça Visconde de Mauá, Rua da Imperatriz, Avenida Tiradentes, Avenida Koeler e Praça da Liberdade.

Com relação aos ônibus de turismo haverá uma área de estacionamento disponível em ruas próximas ao Hotel Quitandinha e não será permitido que o veículo fique estacionado no Centro Histórico, onde poderá apenas parar para o embarque e desembarque dos passageiros, que deverão ser feitos em até 20 minutos.

Sendo assim, os ônibus que vierem pelo Quitandinha deverão fazer o embarque e desembarque na Rua da Imperatriz ou na Rua Barão do Amazonas. Os que saírem do Bingen poderão parar nas ruas Frei Rogério, Montecaseros, 7 de abril ou na Rua Barão do Amazonas. Já os ônibus que chegarem pela Avenida Barão do Rio Branco não poderão seguir até os arredores da festa, tendo, obrigatoriamente, que fazer o retorno na ponte em frente à antiga Moageira. 

A CPTrans ressalta ainda que motoristas de ônibus do tipo double deck devem dar preferência ao embarque e desembarque na Rua Barão do Amazonas, que deverá ser acessada pela Rua Dr. Nelson de Sá Earp. A orientação levou em conta que esses carros têm mais dificuldade de circulação em outros pontos do Centro Histórico.

Além disso, o órgão informou que aos sábados e domingos, das 8h às 22h, haverá áreas específicas de estacionamento para vans e micro-ônibus na Praça 14 Bis, ao lado da Praça da Liberdade, e também no Palácio Sérgio Fadel (Av. Koeler, 260), prédio da prefeitura.

A CPTrans e a Sinalpark aumentaram ainda o número de vagas no Centro Histórico. Ao todo serão oferecidas 630 vagas de estacionamento rotativo durante a festa. A fim de atender a demanda esperada para o evento, a empresa reforçou o quadro de controladores, colocando 20 a mais nesse período. Vale lembrar que os rotativos funcionam das 8h às 22h.






Últimas