CPTrans lança aplicativo para orientar usuários de ônibus

02/02/2018 09:20

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) lança hoje durante a abertura da 14ª Conferência Municipal de Trânsito e Transportes um aplicativo para usuários de ônibus, o Vá de Ônibus. O sistema vai indicar a localização do veículo em tempo real, orientar sobre o ponto de embarque mais próximo. Será possível fazer buscas por linhas e também por rotas. Nesta última, o aplicativo, desenvolvido a partir de plataforma pública, disponibilizada pelo Estado, indicará todas as linhas que passam por determinada rua, permitindo que o usuário verifique qual ônibus deve pegar para chegar ao destino pretendido, por exemplo. A conferência será aberta às 19h na Casa de Educação Visconde de Mauá. 

O evento deverá ter a participação de mais de mil pessoas, que se inscreveram previamente e poderão conferir, em primeira mão, dados do anuário estatísticos de 2016 – documento que consolida dados sobre a frota e os acidentes de trânsito em Petrópolis. No evento haverá também a 1ª Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis e apresentação, pelo governo municipal, de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) pelo MagLev, um trem compacto e leve, que dispensa rodas e flutua sobre trilhos. A ideia foi apresentada à Prefeitura por empresa estrangeira e vem sendo estudada por equipe técnica. 

Mobilidade, a apresentação dos convênios com o Cefet, Setranspetro e Fetranspor. O evento tem como principal objetivo reunir a população para discutir aspectos relacionados à mobilidade na cidade. Motoristas, pedestres e ciclistas, mesmo que não inscritos, podem participar do encontro.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes e diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco, destaca a importância da participação popular na conferência. “Tivemos um grande número de inscritos, e isso já demonstra que a população está se mobilizando e dando a devida atenção para o tema de mobilidade urbana. Essa é a primeira vez que a conferência tem essa formato, que vai funcionar como uma espécie de feira de mobilidade, com estandes e informações realmente pertinentes e de interessa da população”, destaca. 

No sábado, a conferência tem início às 9h. Neste dia haverá estandes do Detran, RioCard, SinalPark, Senai, Escola de trânsito para crianças, explicação sobre sinalização e engenharia de trânsito, além de espaços para a votação dos 11 novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes e para a Comissão de Avaliação e Ética. A partir das 11h, uma série de homenagens vão marcar a conferência: seis membros da sociedade civil que se destacaram na área de mobilidade; seis rodoviários e taxistas que também se destacaram ao longo de 2017; e seis instituições que colaboraram para a mobilidade pública em Petrópolis. Haverá, ainda, o anúncio dos eleitos nas duas votações marcadas para o dia, uma vez que a apuração acontece imediatamente ao fim da conferência.

Últimas