CPTrans organiza série de ações para Semana Nacional de Trânsito

11/09/2017 09:15

A CPTrans está organizando uma série de ações de prevenção para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. As atividades visam conscientizar a população sobre os altos índices de acidentes que este ano já vitimaram 581 pessoas de janeiro a julho, de acordo com dados do Hospital Santa Teresa – para onde são levadas as vítimas de trauma do município. O objetivo é provocar na população o desejo de mudança para que todos, juntos, consigam reduzir essas estatísticas. 

A programação será aberta no dia 18, às 10h, na sala Afonso Arinos, no Centro de Cultura. A equipe do Detran sobe a Serra para falar sobre a mistura fatal de álcool e direção. Ao meio-dia haverá uma atividade de interação promovida pelo órgão na Praça D. Pedro II. Cadeirantes, vítimas de acidentes de trânsito, irão conversar com a população sobre a importância da conscientização no trânsito. No dia 21 haverá, às 10h, uma simulação de acidentes com motociclistas, promovida pelo Corpo de Bombeiros. 

“Um dos pontos altos da nossa programação será o 1º Encontro Municipalde Motociclistas, realizado em parceria com os motoclubes da cidade, que vão promover uma motociata da Praça Visconde de Mauá até a Praça da Liberdade. A ação visa chamar a atenção das pessoas para os motociclistas. Um acidente de trânsito é muito mais danoso uma pessoa em cima de uma moto, que para um motorista que está protegido em um carro, por exemplo”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Os dados da Santa Teresa apontam que quase 40% do total de acidentes é com motociclistas. Nos sete primeiros meses de 2017 foram registradas 228 vítimas com este tipo de veículo. Por isso, a CPTrans vem elaborando ações especificas a este público, como os eventos direcionados durante o Maio Amarelo. Com o tema #MinhaEscolhaFazADiferençaNoTrânsito, a CPTrans também terá distribuição de panfletos focado no uso de cinto de segurança, da importância do capacete, da utilização da faixa de pedestres, do perigo do uso do celular ao volante e da combinação de bebida e direção. 




Últimas