CPTrans realiza testes de trânsito em Itaipava

29/10/2017 08:00

A CPTrans realiza na segunda (30) e na terça-feira (31) teste de trânsito no distrito de Itaipava com objetivo de reduzir a retenção de veículos que passam pela Estrada União e Indústria – no trecho entre o terminal de ônibus e o shopping Estação Itaipava. A intervenção consiste na colocação de sinalização de um canteiro central móvel, impedindo os motoristas de fazerem o cruzamento à esquerda, sendo necessário utilizar uma das rotatórias para adentraram aos acessos. 

Contagem realizada pela CPTrans aponta que, às segundas-feiras, por exemplo, passam cerca de 600 veículos por hora naquele trecho – 30 deles são ônibus. Segundo os dados da companhia, esse é o dia que há menor quantidade de veículos circulando naquela área e, por isso, os testes começam neste dia da semana, afetando gradativamente aos moradores da área. 

“Esse processo é importante porque a primeira vez em que um motorista se depara com uma nova configuração viária, tende a reduzir a velocidade para se adequar. Nessa área há um número muito grande de estabelecimentos comerciais e toda vez que um veículo preciso fazer a conversão à esquerda o trânsito é parado nas duas pistas. Diminuindo essas possibilidades e fazendo com que os motoristas deem a volta na rotatória, esperamos que o fluxo flua melhor”, explica o presidente da CPTrans, Maurinho Branco. 

Para fazer o canteiro central serão utilizados gradil, bombonas, fitas zebradas, cones e demais materiais de sinalização. Agentes de trânsito também estarão no local, bem como engenheiros de tráfego da companhia para avaliar o teste. Toda a operação será monitorada por meio de gravações, além de acompanhada por meio de aplicativo de celular que acompanhe, em tempo real, a velocidade média dos veículos. Os dados serão analisados pela equipe da CPTrans posteriormente.

A expectativa, caso sejam apresentados bons resultados após análises dos dados, é que a companhia aplique infraestrutura na região. Deverão ser utilizadas as New Jersey – uma barreira de segurança, utilizada como separador de fluxo de tráfego. Esse equipamento é móvel, importante em áreas com vias de mão dupla, em que cada tem apenas uma pista. 

“Esse tipo de estrutura nos garante que, caso haja alguma mudança, seja possível fazer a remoção dessa estrutura para uma operação de pare e siga, por exemplo. Todos esses aspectos devem ser levados em conta para que não comprometa a segurança da população – isso é fundamental. Nossas equipes estão buscando formas de melhorar o trânsito com testes no Centro e nos distritos”, destaca o diretor técnico e operacional da Companhia, Luciano Moreira. 

A intervenção na área foi acordada em reunião entre a equipe da CPTrans e os empresários do Petrópolis Convention&Visitors Bureau (PC&VB), realizada no último dia 10.

Últimas