CPTrans testa mudanças em itinerário de ônibus no Centro
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) fará hoje, apartir das 15h, testes de trânsito na Avenida Tiradentes, no Centro. A intenção buscar alternativas para melhorar o fluxo de veículos na região, desviando os ônibus para a via e acabando, assim, com a necessidade de passar pela Rua Raul de Leoni e a Avenida Ipiranga. As mudanças foram feitas pela primeira vez ontem e estão sendo acompanhadas de perto pelos técnicos da companhia. Se der certo, a alteração poderá ser feita de forma definitiva.
Segundo o diretor técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira, o primeiro dia do teste foi considerado positivo. Apesar disso, os números reais sobre o tempo de percurso feito pelos motoristas ainda precisam ser compilados para confirmar a efetividade da iniciativa. Ontem as vagas de estacionamento rotativo foram mantidas na área atual e os ônibus utilizaram a via em mão inglesa em trajeto semelhante ao feito pelas charretes. Hoje o estacionamento será transferido para o outro lado da Avenida Tiradentes. Já o trânsito de carros de passeio para quem segue da 13 de Maio com destino à Raul de Leoni passando pela Avenida Tiradentes não deve ser alterado.
“Para efetivarmos a mudança precisamos analisar vários fatores e saber se realmente ela trará benefícios, por isso os testes. Caso os coletivos sejam colocados para circular do lado esquerdo da pista, com os veículos de passeio passando no meio da pista e o estacionamento mantido na calçada das unidades escolares, isso com a mão inglesa sendo aplicada, precisamos ver ainda a questão da poda das árvores que estão na altura dos ônibus”, explicou Luciano.
Os testes, inicialmente, estão sendo feitos com ônibus das linhas da Cidade Real e Petro Ita. Caso seja confirmada a economia de tempo no percurso, a modificação poderá valer também para as empresas Turb e Cascatinha.