CPTrans vai abrir concurso após investigação do Ministério Público do Trabalho
A companhia que cuida de trânsito e transportes deve abrir – e se tiver juízo, bem rapidamente – concurso para agentes de trânsito. Procedimento do Ministério Público do Trabalho levantou que hoje há trabalhadores terceirizados exercendo atividade de “controlador de tráfego”, contrariando a legislação que prevê que o exercício do poder de polícia administrativa precisa, necessariamente, ser emitido por agentes públicos, contratados diretamente e por concurso público.
Fim dos “amarelinhos”
Esses agentes são chamados de ‘amarelinhos’ ainda que usem coletes verdes nas ruas. Todo mundo já viu em algum momento eles organizando o trânsito. O presidente da CPTrans, Luciano Moreira, vai firmar Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e iniciar o procedimento para o concurso, antes que a coisa vire uma ação civil pública. Já tem cronograma para o processo seletivo e comissão organizadora.
É Petrópolis!
Qualquer pessoa que pague Imposto de Renda no Brasil poderá ser um patrocinador da etapa de Petrópolis 2022 da Copa Internacional de Montain Bike! O evento foi apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte que permite que pessoas físicas invistam até 6% do que deveriam em IR para financiar ações aprovadas. Para empresas, o percentual é de 1%. E o que ainda é super legal: a abertura da Copa acontece em abril, em Petrópolis e tem como um dos grandes nomes na disputa um filho da terra: o mega campeão Henrique Avancini.
A gente avisou…
Estamos falando desde a semana passada que a decisão do juiz Jorge Martins, titular da 4ª Vara Civil, não determinava posse dos suplentes de vereadores que ingressaram com ação para aumentar de 15 para 23 cadeiras na Câmara. O juiz determinou que a Câmara mude a lei orgânica e aumente a quantidade de assentos, mas sua decisão não menciona posse de suplente, não…
Sem choro nem vela
Eis que os candidatos suplentes não se conformaram e arguiram de novo a 4ª Vara Cível em um mandado de injunção e o juiz Jorge Martins ratificou em decisão proferida ontem: ”… NÃO remete para diplomação e posse e destaca a observação compulsória do concerto normativo da justiça especializada (eleitoral), indicando o piso de aplicação”. Traduzindo em miúdos: a Câmara deve mudar a LOM e não tem posse de suplentes pedida pela decisão judicial. O Tribunal Regional Eleitoral é quem deve, segundo o juiz Jorge Martins, como justiça especializada, definir. E como o TRE ano passado já negou mandato de segurança impetrado pelos suplentes…
Brasília
Tão logo soube da decisão do Superior Tribunal de Justiça suspendendo uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que impedia Rubens Bomtempo de assumir o cargo de prefeito de Petrópolis, o interino Hingo Hammes, cumprindo seu dever cívico, foi a Brasília, para se inteirar dos assuntos.
Furões
Moradores do Carangola realizaram sua tradicional Feira de Talentos neste final de semana com trabalhos, principalmente, de artesanato da região. Convidaram políticos, alguns da própria comunidade e… não apareceu ninguém!
Ubuntu
Petrópolis vai celebrar o Dia da Consciência Negra com programação cultural, incluindo palestras, contações de história e apresentações. Uma das atrações, de hoje a domingo, é 9ª edição da Ubuntu – Festa Afro-Brasileira, na Casa de Educação e Praça da Liberdade. O objetivo é valorizar e preservar a memória das tradições africanas e afro-brasileira. A iniciativa é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Conselho Municipal de Cultura, Movimento Negro Unificado, além do apoio do Instituto Municipal de Cultura e da Turispetro.
É mole?
Um peru de quatro quilos – para uma família grande – neste Natal já esta beirando os R$ 150. Vai ser necessário fazer consórcio.
Contagem
Petrópolis está há 320 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Briga de flanelinhas
Se já é ruim ter flanelinha – mesmo que a gente concorde que tá difícil a situação e é necessário defender algum – em vários pontos da cidade, quando eles brigam o cenário fica ainda pior. Na Rua do Imperador, naquela fila dupla marota, de domingos e feriados, neste último rolou sopapo entre dois flanelinhas que disputavam a exploração das vagas.
Unifase/FMP em destaque
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis foram avaliadas pelo Guia da Faculdade, uma parceria do Estadão com a Quero Educação, e receberam destaque como referência de qualidade no estado. Os cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem foram destaque no estado o Rio de Janeiro, com quatro estrelas. E os cursos de Enfermagem e Nutrição receberam o certificado de Análise de Desempenho Acadêmico de excelência como melhores cursos da cidade de Petrópolis. A avaliação é feita com base no tripé: corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br