CPTrans vai passar a multar as empresas de ônibus por e-mail
Alegando modernização e redução de custos, a CPTrans tomou uma providência: baixou portaria avisando as empresas de ônibus que, de agora em diante, as notificações, incluindo as multas, serão enviadas por e-mail. Sim, essa é a eficiência da coisa. Porque deve ser um gasto exorbitante mandar correspondência física para a quantidade imensa de empresas de ônibus na cidade, que são um total de cinco. E, mesmo sendo por e-mail, que é uma ferramenta imediata, as empresas ainda terão dois dias para dar um recebido à mensagem.
Ué?
Mas tem secretário da atual gestão tremendo nas bases agora que o governo não foi reeleito e tem umas aparas (e bota aparas nisso) para ajustar?
Subiu no telhado
Informações nos bastidores do Palácio Sérgio Fadel que circulam livremente dão conta de que a prefeitura não tem saldo suficiente para pagar os salários dos servidores em dezembro. Bomtempo, inclusive, deu pistas (sem falar abertamente) que com a crise do ICMS (que ele nos colocou) seria “compreensível haver atraso de salário”. Ele está dando um jeitinho de dar a notícia devagarinho.
Diferente
Hingo Hammes, ao ser eleito, foi a todos os veículos de comunicação da cidade dar entrevista. Um por um, com tempo e disposição. Depois, ele próprio protocolou ofício na prefeitura pedindo o início do governo de transição e, na sequência, foi recebido por Bomtempo (que normalmente dá um perdido nessas ocasiões) e acertou este período de troca de informações. Depois, anunciou publicamente (uma coisa que nenhum político faz) que vai tirar uma semana de férias e viajar com a família. Estão mesmo parecendo novos tempos.
Até agora, nada!
Será que quando estiver no exercício de suas funções o prefeito eleito Hingo Hammes poderia fazer uma cobrança (pode ser em nome dos Partisans): poderia pedir que se anuncie oficialmente o que se apurou na investigação do incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha?
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 176 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
DNA
Na semana passada, havia três tratores imensos tirando areia do leito do Rio Piabanha, na Barão do Rio Branco. E, de forma impressionante, ninguém assumiu a paternidade, nem governo do Estado, nem prefeitura.
Mesmo de sempre
Existe algum outro assunto mais importante e urgente do que as chuvas, agora que estamos às vésperas do período de temporais? Não, né? Mas, não é o que acreditam os vereadores. Na quinta, em audiência convocada por Domingos Protetor, apenas ele, Mauro Peralta, Fred Procópio, Octávio Sampaio e Júlia Casamasso estavam presentes na audiência pública para ouvir o desempenho da Defesa Civil da cidade no segundo quadrimestre deste ano. Os outros 10 vereadores faltaram. Hammes tem a justificativa de que em breve estará do outro lado, mas e os demais?
Desculpa
Os vereadores ausentes podem alegar a falta de condições do ambiente, afinal, estão sem plenário desde que iniciou a reforma do Palácio Amarelo. A salinha de reuniões cabe umas cinco pessoas e mais o cinegrafista da TV Câmara. E só. Porém, não é desculpa, porque foi erroneamente institucionalizada a possibilidade de participar de forma online. E nem mesmo quando as audiências eram no plenário eles iam.
Radar banda x
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizará uma consulta pública no dia 13 sobre a aquisição e instalação do radar banda X, aqui e em Friburgo. O Inea espera, com a consulta, identificar as melhores opções para a infraestrutura necessária, incluindo torres, containers, equipamentos auxiliares, sistemas de energia e lógica, além de softwares, programas de treinamento, equipamentos de testes e peças sobressalentes. Quem participar pode sugerir as diferentes possibilidades e contribuições para o projeto. O evento está disponível no site do Inea.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br