CRAS do Retiro é interditado; equipes da assistência farão atendimento no Alto da Serra e no Centro neste sábado
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Centro e do Alto da Serra vão funcionar neste sábado (18), entre 8h e 17h. As equipes trabalham em sistema de mutirão para atender a demanda represada, após todos os CRAS ficarem fechados por três semanas, após a tragédia. O CRAS do Retiro foi interditado pela Defesa Civil e continua fechado.
Até agora, segundo a Prefeitura, mais de 1.800 pessoas foram atendidas nos oito CRAS em funcionamento na cidade. Nos locais, a população é orientada sobre quais benefícios têm direito, de acordo com o perfil socioeconômico. Com a abertura de mais uma unidade localizada no Alto da Serra, a expectativa é ampliar o serviço do Aluguel Social e facilitar o acesso das pessoas das áreas atingidas.
“Entendendo que o CRAS Centro era o ponto de referência para algumas regiões da cidade e que a demanda no local aumentou consideravelmente com a interdição do CRAS Retiro, escolhemos um local para a instalação de um novo aparelho da SAS. Isso vai facilitar o acesso das pessoas evitando que tenham que se deslocar para outras áreas”, esclarece Fernando Araújo, secretário da Assistência Social.
O programa estadual Aluguel Social é de competência Estadual, conforme o Decreto Estadual n.º 44.052, de 30 de janeiro de 2013, e condiciona que o cadastramento e o recadastramento das famílias beneficiárias do Aluguel Social, ficam sob a responsabilidade dos municípios afetados. Cabe ao Governo do Estado o pagamento dos benefícios, e ao município apresentação da demanda com os dados familiares e regiões atingidas, acompanhando as condições sociais das famílias beneficiárias do aluguel social.
CRAS em funcionamento neste sábado (18):
Centro – Av. Dom Pedro I, 340
Alto da Serra – Rua Santo Antônio, 248