CREF 1 realiza Operação Imperial em academias em Petrópolis

21/04/2017 07:00

O Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (CREF 1) fiscalizou entre terça (18) e ontem (20), 15 academias localizadas em diversos bairros da cidade. Chamada de Operação Imperial, a ação foi motivada após denúncias de exercício ilegal da profissão. Durante a operação os fiscais encontraram dois falsos profissionais – um leigo que orientava aulas de Pilates e outro que ministrava aula de Zumba -, uma academia que não havia profissionais para orientar os alunos, um profissional foi encontrado atuando fora da sua área de habilitação e dois estabelecimentos sem responsável técnico nomeado pelo CREF 1. Os estabelecimentos foram notificados e agora os proprietários tem 15 dias para apresentar as defesas.

"Durante as fiscalizações verificamos se o estabelecimento possui Registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF1, se tem responsável técnico nomeado, se existe alguma sala desprovida de profissional de Educação Física e se tanto a Pessoa Física quanto Jurídica possuem alguma inadimplência. A documentação dos profissionais também é verificada. Além da formação ele precisa estar registrado e habilitado no conselho", explicou a supervisora da fiscalização do CREF 1, Giovanna Pereira.

Na manhã de ontem (20), quatro academias localizadas nos bairros Mosela, Araras, Itamarati e Centro foram fiscalizadas. Em três das quatro estabelecimentos foram encontradas irregularidades. "Nos estabelecimentos da Mosela e Araras foram confirmadas as denúncias de exercício ilegal da profissão, quando estagiários estavam atuando como professores. Na academia do Centro não havia nenhum profissional na hora da nossa fiscalização, os alunos estavam sozinhos na academia", contou Giovanna.

A supervisora explicou ainda que os casos de exercício ilegal são encaminhados ao Ministério Público, que aceita ou não a denúncia. "Quando encaminhamos as denúncias o CREF1 passa a não ter mais gerência sobre os casos. E dependendo da irregularidade encontrada, podem ser encaminhada tanto ao Departamento Jurídico quanto ao Tribunal de Ética Profissional", disse.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (21) 2567-0789 ou pelo site: cref1.org.br. "As fiscalizações de possíveis práticas de exercício ilegal da profissão, são averiguadas através das denúncias que chegam ao conselho. Por isso a importância da sociedade em contribuir para a coibição dessa prática", ressaltou Giovanna.


Últimas