Criando Oportunidades no Mercado Imobiliário
Caros colegas corretores, temos consciência de como anda a situação do país no campo político, bem como no que tange a pandemia, que gera consequências no campo econômico, consequentemente trazendo um cenário de recessão e escassez de negócios em todos os segmentos. No Mercado Imobiliário também não é diferente. Embora, no que diz respeito aos incentivos ao financiamento bancário, que vive um cenário favorável, os negócios, de maneira geral, não estão intensos como em anos anteriores e os clientes dispostos a comprar imóveis hoje estão em busca de boas oportunidades.
Somado a este fato temos, ainda, um aumento no número de profissionais Corretores de Imóveis ingressando no mercado de trabalho. A princípio pode parecer um cenário caótico, em que temos mais profissionais disputando uma fatia cada vez mais escassa do mercado, mas isso não é verdade.
Vivemos, mais do que nunca, uma era de abundância. Nunca se teve uma demanda habitacional tão alta como hoje e nunca se teve tantos imóveis à venda como hoje! Da mesma forma, vivemos um dos melhores momentos no que tange ao crédito imobiliário e taxas de juros. Afinal, se estamos em uma era de abundância, por que os negócios estão escassos? A resposta está em um fator básico primordial: é necessário criar oportunidades!!
É necessário entendermos que nós, corretores de imóveis, somos os agentes transformadores do mercado imobiliário e não os clientes, tampouco o Governo e suas políticas. Nós somos responsáveis por buscar soluções práticas no dia-a-dia e fazer o mercado prosperar. Sendo assim, seguem duas dicas de como criar mais oportunidades no mercado imobiliário:
1 – PROSPECTAR E CAPTAR COM QUALIDADE: O corretor de imóveis é um profissional que lida com diversas pessoas todos os dias. Nossa habilidade de conversar, independente de você ser uma pessoa extrovertida ou não, é característica marcante do corretor de imóveis. Somos profissionais agregadores, unimos pessoas e abrimos portas. Com isso quero dizer que devemos estar, pelo menos uma vez por semana, fazendo prospecção e captando imóveis. Mas é necessário que essa captação seja realizada com qualidade, ou seja, foque em clientes que estejam de fato querendo ou precisando vender o imóvel, faça uma avaliação correta do preço de mercado (procure um colega mais experiente se você tiver dúvida) e analise a documentação desse imóvel para saber se há condições de ser vendido;
2 – ESTABELEÇA PARCERIAS COM COLEGAS: Uma das mais eficazes ferramentas, utilizada nos maiores mercados do mundo, infelizmente pouco utilizada em nosso mercado são as parcerias. Se você tem um bom imóvel captado (dentro do preço de mercado e com boa documentação), não deixe de oferece-lo a parcerias com colegas com os quais você tenha confiança. Se você tem um cliente comprador (que você já saiba que tem orçamento para comprar um imóvel), busque imediatamente um colega que tenha um imóvel que sirva para esse cliente, caso você não tenha um imóvel para ele em seu portifólio. Ao fazer uma parceria de sucesso com um colega pela primeira vez, essa experiência se tornará uma grande alegria e fator de amizade entre vocês, transformando-se em uma grande corrente do bem, pois o colega com quem você firmou a parceria também tem outros colegas de confiança e indicará você para novas parcerias.
Destaco aqui, principalmente, a dica de número 1. Captação é a chave para criarmos as maiores oportunidades no mercado, caro colega corretor. Lembremos que esses 2 pontos principais (preço correto de mercado + documentação desembaraçada) são fundamentais numa captação de qualidade.
Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA:
Dia 26: Marco Arnaldo Von Seehausen – Creci 26.213, Marcia Valeria de Avellar Soares – Creci 39.787;
Dia 27: Antonio Luiz de Gonzaga – Creci 3.025, Felipe do Carmo Machado Souza – Creci 71.023;
Dia 28: Patrick Hoelz Bargas Alvarez – Creci 32.225;
Dia 29: Sergio Roberto Salamonde – Creci 4.441, Miguel Antonio Felipe – Creci 28.981;
Dia 30: Antonio Luiz Montesso – Creci 70.238, Vera Lucia Francisco Correa – Creci 66.744, Samuel Teixeira Martins Junior – Creci 58.831, Ronaldo Rocha Afonso – Creci 19.200, Marcio Luis de Souza – Creci 30.293, Luis Felipe da Silva Almeida – Creci 65.219;
Dia 31: Celso Ribeiro Filho – Creci 53.550, Aline de Abreu Gonçalves – Creci 72.073, Marcelo Santos de Oliveira – Creci 57.728, Fabiano Gloria Ternes – Creci 39.064;
Dia 01: Wilmar Medeiros – Creci 18.136, Maria Luce Fontenelle da Silveira – Creci 49.788, Rogeria Baltar – Creci 30.297, Sonia Maria Pereira Gomes – Creci 39.062.
Nossos parabéns a todos vocês!