Crise do lixo ainda está longe de ser solucionada: bairros ainda estão sujos

17/01/2017 13:55

A Prefeitura informa que foram recolhidas 5,5 mil toneladas de lixo na cidade, nos primeiros 15 dias da atual administração, mas o problema está longe de ser resolvido. Ainda há grande quantidade de lixo e entulho em calçadas, margens de rios, ruas e praças.

Segundo a Comdep, foram recolhidas 5,5 mil toneladas de lixo desde o dia 1º. Essa quantidade está 34% acima do que normalmente é coletado em duas semanas. Apenas entre sexta-feira e domingo, foram retiradas das ruas 1.039 toneladas de resíduo domiciliar.

Um dos problemas que se repete na maioria dos bairros é o despejo irregular de entulho. A nova empresa de coleta, contratada emergencialmente em janeiro, não faz a coleta do lixo que se mistura ao entulho. Além do mau aspecto, os montes de sujeira provocam mau cheiro e e atraem ratos e insetos.

Rua Felipe Camarão, no Retiro é um desses lugares. Por lá a coleta até foi feita, mas só foi recolhido o lixo que estava dentro das coletoras. Tudo o que estava do lado de fora misturado ao entulho continua jogado e tomando cada vez mais as calçadas do bairro. Numa praça que fica no início da rua, a pilha de entulho conta com lixo doméstico, pedaços de caixotes de madeira, e até uma poltrona. Quem vive na região ou passa diariamente pelo local já não aguenta mais. “Eu moro aqui no Neylor e acho isso terrível. As pessoas têm que entender que o serviço de coleta está deficiente, e voltando a acontecer aos poucos. Portanto a gente tem que colaborar também. Eu não fico jogando entulho na rua, ainda mais numa hora dessas, de troca de governo. Não custa nada colocar num canto da casa e esperar a coleta normalizar. Eu acho falta de higiene”, disse Carlos Alberto Gomes, autônomo. O mau cheiro toma conta da rua e incomoda até quem está no ponto de ônibus, do outro lado. “Eu saio até de perto. Me dá ânsia de vômito só de sentir esse fedor todo. Tomara que tirem logo isso daqui o quanto antes”, disse Fátima Gomes, esposa de Alberto. Além do Retiro, não é difícil encontrar entulho pela cidade. Na Estrada Mineira, por exemplo, a situação é idêntica. Em pelo menos três pontos da via há muito lixo e entulho misturados. Próximo ao Bairro da Glória, em Corrêas, num mesmo lugar havia mais de três sofás jogados num local onde há placa proibindo o descarte de entulho. Um desrespeito que vem acontecendo com frequência na cidade. A cena se repete também em ruas de Corrêas e Cascatinha.

Últimas