Crise do lixo e salário dos servidores marcam segunda reunião da transição de governo

26/nov 16:50
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

As equipes de transição do prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP), e do atual governo de Rubens Bomtempo (PSB) realizaram mais uma reunião para dar sequência ao planejamento e alinhamento das prioridades da próxima gestão. O encontro, realizado nesta segunda-feira (25), debateu a crise do lixo e também o pagamento dos servidores de toda a máquina pública municipal. Também foi definido que o novo índice do IPTU será de 4,42%.

A equipe do prefeito eleito ressaltou a necessidade de manter a coleta de lixo funcionando sem interrupções, especialmente nas áreas mais vulneráveis, para evitar o acúmulo de resíduos em pontos críticos. Também foram discutidas melhorias na coleta seletiva e na destinação final dos resíduos, reforçando o compromisso com uma gestão ambientalmente responsável.

“A coleta de lixo é um serviço essencial que afeta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida da nossa população. Nosso objetivo é assegurar que ele funcione de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, buscar soluções que promovam sustentabilidade e redução de custos”, afirmou a equipe de transição de Hingo Hammes.

Entre os principais assuntos discutidos, também estavam o calendário de pagamento da cota única do IPTU, o contrato de terceirização da educação, o pagamento dos servidores e a sustentabilidade financeira do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (INPAS).

Leia também: Prefeito eleito demonstra preocupação com serviços essenciais após documentos da transição

O secretário de Governo de Bomtempo, Marcus São Thiago, destacou a importância da participação da equipe de transição do prefeito eleito na reunião na 4ª Vara Cível, do Instituto de Previdência e Assistência Social (INPAS), realizada nesta terça-feira (26).

“A gestão atual tem o compromisso de garantir que nenhuma decisão com reflexos para o próximo ano seja tomada sem a consulta e a participação da equipe de transição do prefeito eleito. A situação do INPAS foi levada à Justiça, exatamente para garantir mais transparência e eficiência, buscando soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos”, afirmou Marcus São Thiago.

Na área da educação, foram tratadas a continuidade das atividades nas escolas e a valorização dos profissionais, reforçando o compromisso da nova gestão com a qualidade do ensino. A equipe de transição também solicitou a renovação dos Termos de Fomento firmados com organizações sociais que atendem crianças e adolescentes nas áreas de Educação e Assistência Social, cuja vigência se encerra em 31 de dezembro.

Quanto à área financeira, além do planejamento do IPTU, foram debatidos o pagamento dos servidores e a saúde fiscal do INPAS, buscando garantir o equilíbrio das contas públicas e a segurança dos aposentados e pensionistas.

Leia também: Equipe de Hingo defende recomposição do Fundo do Inpas ainda em 2024

Precatórios

Outro ponto em debate foi a gestão dos precatórios. Neste ano, segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a atual gestão deixou de pagar parcelas mensais de R$ 7 milhões, o que causou o bloqueio de repasses. Com isso, o atual governo chegou a alegar “falência orçamentária”.

Leia também: Prefeitura alega ‘falência orçamentária’ após bloqueio de ICMS por dívida de R$ 266 milhões

O atual procurador do município, Miguel Barreto, também participou do encontro e disse que houve avanços na questão dos precatórios, destacando que Petrópolis foi pioneira na criação de um fundo específico para esta finalidade. Ele enfatizou a relevância dessa iniciativa para fortalecer o equilíbrio financeiro e garantir maior previsibilidade na gestão dos subsídios municipais.

“A criação do fundo para os precatórios representa uma inovação na gestão pública de Petrópolis. Essa medida não só coloca o município à frente de outros no estado, como também garante um planejamento financeiro mais sólido para o próximo ano”, afirmou Miguel Barreto.

Próximas reuniões

As reuniões específicas em cada secretaria continuarão nas próximas semanas para detalhar os projetos em andamento, desafios estruturais e prioridades do novo governo. A equipe de Hingo Hammes reforçou a importância da transparência nesse processo, como reflexo de um compromisso com uma administração eficiente e voltada às necessidades da população.

“O momento de transição é uma oportunidade para construir um diagnóstico detalhado da situação da prefeitura e planejar ações que gerem resultados concretos desde o primeiro dia de governo. Seguimos trabalhando com transparência e foco, sempre pensando no bem-estar dos petropolitanos”, concluiu a equipe do prefeito eleito.

Últimas