Cruzeiro enfrenta Ponte Preta para ficar mais perto do título da Série B

28/09/2022 06:30
Por Estadão

Com o retorno à elite já garantido, o Cruzeiro busca se aproximar cada vez mais do título da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, às 19h, o time mineiro volta a campo na abertura da 32.ª rodada ao visitar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Graças aos seguidos tropeços do Vasco, os paulistas ainda sonham com o acesso.

Há 14 jogos invicto, o Cruzeiro vem de três vitórias seguidas e soma 68 pontos na liderança isolada. O Londrina, quinto colocado com 45, só pode chegar a 66. Já o vice-líder Grêmio tem 53 e só pode chegar a 74. O time mineiro ainda é dono da melhor campanha como visitante, com seis vitórias, seis empates e três derrotas. Para ser campeão antecipado, o Cruzeiro precisa vencer e torcer por derrotas de Grêmio e Bahia. Uma combinação de resultados, porém, não tão provável.

Com grande reação no returno, a Ponte Preta se afastou completamente da zona de rebaixamento e ainda sonha com uma vaga no G-4. Há três jogos invicto, com duas vitórias, o time paulista soma 43 pontos, em sétimo lugar. Como mandante, não perde há nove jogos, com sete vitórias, que foram conquistadas de forma consecutiva recentemente.

O Cruzeiro quer aproveitar o impacto positivo causado pelo acesso, confirmado após a vitória por 3 a 0 em cima do Vasco, com o Mineirão recebendo mais de 59 mil torcedores. O técnico Paulo Pezzolano segurou seus jogadores para que não exagerassem na comemoração, porque o objetivo principal agora é antecipar logo o título da temporada. “Tem que virar a chave de novo e seguir. Temos que conseguir o título, isso é o futebol. Até a última rodada, tem que dar 100%”, destacou o técnico.

A lista de relacionados de Paulo Pezzolano tem algumas mudanças. Após ficar fora dos dois últimos jogos, o lateral-esquerdo Matheus Bidu retorna, mas ainda não se sabe se será titular. Mas também terá algumas ausências: os meias Neto Moura e Chay, lesionados, Daniel Júnior, por opção, e os atacantes Stênio, suspenso, e Jajá, por indisciplina. A informação da administração do estádio Moisés Lucarelli é que os 2700 ingressos destinados à torcida cruzeirense se esgotaram no final desta tarde de terça-feira.

No lado da Ponte Preta, Hélio dos Anjos só tem um desfalque. O zagueiro Mateus Silva, além de estar lesionado, pertence ao Cruzeiro e não pode jogar. Assim, Guilherme Souza deve ser mantido, mas Thiago Oliveira também é opção. O volante Fraga volta de suspensão e pode ser importante, durante o jogo, para reforçar o sistema de marcação.

Esperançoso, o técnico já deixou claro que não vai parar de sonhar com o acesso. “Poucos acreditavam que chegaríamos a 43 pontos faltando sete rodadas. A Ponte está viva e com todas as condições de brigar. Ninguém vai tirar da gente o direito de sonhar, sempre com muito trabalho, foco e consistência. O céu é o limite”, cravou.

CLÁSSICO EM PERNAMBUCO

A quarta-feira também contará com o clássico entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), a partir das 21h45. O Sport soma 43 pontos e aparece logo abaixo da Ponte Preta, em oitavo lugar. O rival, por outro lado, está em situação delicadíssima, em 20.º e último lugar com 27 pontos, oito a menos do que o Guarani, primeiro fora do Z-4, em 16º com 35.

Últimas