Cuca e pão alemão podem virar patrimônio cultural
Duas das tradicionais receitas gastronômicas alemãs podem se tornar bem imaterial da cidade. Um projeto foi apresentado na última segunda feira (6) ao Conselho Municipal de Turismo para transformar a Cuca e o Pão Alemão em bens imateriais da cidade de Petrópolis. Tradição alemã que veio junto com os colonos há mais de 190 anos e que até hoje vem sendo mantida entre seus descendentes petropolitanos.
A iniciativa é do Seegmento Germânico da cidade (Clube 29 de Julho, Associação dos Grupos FolclóricosAlemãs de petrópolis – AGFAP e Instituto Bingen) e já vinha sendo pautada desde 2014, quando foi proposta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas acabou não sendo concluído. Neste ano, o clube, com o apoio institucional de algumas empresas e entidades da cidade retoma o projeto, que tem como primeiro objetivo é que as receitas entrem para o Livro Tombo do Patrimônio Cultural de Petrópolis para então serem encaminhado ao órgão federal.
Segundo Renato Winter, do Clube 29 de Julho, instituições petropolitanas como a Igreja Luterana, Sebrae, UCP e Igreja do Sagrado Coração de Jesus, já demonstraram apoio e vão emitir uma carta de apoio institucional ao projeto.
“O pão alemão é feito semanalmente, e ainda é feito a partir da receita original. Assim como a cuca, que apesar de ter sofrido algumas adaptações em alguns ingredientes por causa do clima do Brasil, receberam algumas frutas como banana, carambolas, abacaxi, coco, tem a sua tradição preservada”, disse Renato.
O objetivo é registrar um bem cultural da cidade, aumentar os atrativos turísticos e fomentar o desenvolvimento econômico local em especial de pequenos produtores. O pão e o bolo, são iguarias tradicionais da culinária alemã, quase que obrigatória, dos cafés da manhã das primeiras famílias aqui chegadas e que continuam sendo iguarias muito comuns e apreciadas pelos petropolitanos. A cidade conta com hoje com pelo menos nove pessoas físicas e jurídicas que produzem e comercializam os pães e cucas.