“Cultura afro-brasileira: valores e fortalecimento” é tema de evento na Casa de Cláudio de Souza
A Casa de Cláudio deSouza recebe o evento “Culturaafro-brasileira: valores efortalecimento” com palestras,oficinas, mesa-redonda e apresentações.O encontro, que égratuito e aberto ao público,acontece nos dias 25, 29 e 30de novembro.
A programação terá iníciona sexta-feira, das 13h30 às14h15, com a enfermeira epsicóloga Severina Santana.A profissional falará sobreas especificidades ao atendimentoà saúde, os direitose a atenção que devem serdestinados à mulher negraa fim de fortalecer a mesmadiante dos preconceitos referentesnão só à etnia, mastambém ao gênero. Logo mais,das 14h15 às 15h15, Adriana
Rangel, assistente social eeducadora, e Adriana Souza,educadora e atriz, ministrarãoa palestra “O espaço interno eexterno: A relação da mulhercom os próprios direitos”,que abordará assuntos comoa educação e a autoeducaçãopara a valorização e atuaçãono espaço, aplicando os direitose deveres em benefíciopróprio. Já das 15h15 às 16h,será a vez da educadora MariaGabriella Mayworm de Castrofalar sobre “A mulher negra naCidade Imperial”. Na ocasiãoela apresentará o olhar damulher negra sobre a CidadeImperial; discutirá a respeitode temas como: cultura, moradia,educação, construções deexclusões raciais e de gênerono ambiente escolar e seu reflexo em outros espaços.
No dia 29, das 13h às14h50, o educador Kurt Bergandará sua palestra sobre“Conceitos e técnicas de Bioarquiteturainfluenciadas pelacultura afro”. Ele explicaráconceitos, técnicas de bioarquiteturae a relação com a culturaafro. A palestra seguinteserá das 15h às 16h45, e falarásobre “Ações afirmativas –Caminhos de liberdade cidadã”,com a jornalista JoanaRaphael. Será uma reflexãoda conjuntura política sobre aempregabilidade da juventudenegra. Das 16h45 às 17h30,Adriana Rangel, Isabella Valentine Brenda Sabino apresentarão“A importância dahistória da África nas sériesiniciais”, a formação, a influência do conhecimento dacultura afro e afro-brasileirapara o fortalecimento doeducando e a desconstruçãodo preconceito.
Já no último dia do evento,dia 30, das 14h às 16h, oFundador da Incubadora Afrobrasileira,Sr. Giovanni Harvey,falará sobre a década do afrodescendente,abordando assuntoscomo a política de igualdaderacial e a “Década Internacionalde Afrodescendentes”. O eventose encerrará às 16h.
A Casa de Cláudio deSouza fica na Praça da Liberdade,nº 247, no Centro.Mais informações pelos telefones(24) 2231-5156 e (24)2231-4722 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.