Curso gratuito de música para alunos da rede pública inicia processo seletivo

20/02/2018 16:45

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT abriu as inscrições para o processo seletivo 2018, que seguem até o dia 8 de março. O projeto oferece um curso gratuito de música com duração de quatro anos, com aulas teóricas e práticas de três disciplinas: aula de instrumento, teoria musical e prática orquestral. Podem se candidatar estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis que estejam cursando entre o 7º. ano do ensino fundamental e o 1º.ano do ensino médio. As vagas abertas são para os instrumentos viola, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarinete.

Criada em 2013, a OCPIT é um projeto sociocultural que visa oferecer a oportunidade de formação orquestral, humanista e profissionalizante para alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, idealizado e mantido pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa para Petrópolis da Presidência da Fiocruz, órgão ligado ao Ministério da Saúde. 

“Somos uma instituição pública que atua na promoção da saúde e, assim, nossa missão é proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da Orquestra, trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens como profissionais da área, para que possam não só se envolver com a música, mas terem-na também como profissão”, explica Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí. 

O curso, intensivo e gratuito, oferece aulas teóricas e práticas de música, três vezes por semana, sempre no período da tarde, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, principalmente para escolas da rede pública da cidade, com carga horária de 438 horas ao longo do ano. 

“Nossa meta é que os jovens instrumentistas realizem, no mínimo, 16 concertos por ano. Isso é parte da metodologia que, de um lado, fortalece o aprendizado e, de outro, divulga a música clássica, especialmente no ambiente das escolas, compartilhando conteúdo cultural e educativo, formando público e estimulando futuros talentos”, explica Paulo Sá, coordenador da OCPIT.

Como parte da proposta pedagógica, há também uma parceria firmada com a Escola de Música da UFRJ, que contempla visitas regulares dos alunos à instituição, assistindo a ensaios da Orquestra Sinfônica da UFRJ, recitais, palestras e master classes com professores. 

Atualmente, a Orquestra é formada por 22 jovens músicos petropolitanos e, em seu quinto ano de existência, a OCPIT comemora ter dois de seus instrumentistas, que já concluíram o ciclo do projeto, cursando o ensino superior de música, no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Fortalecendo a proposta do projeto, a Orquestra recebe atualmente dois patrocínios por meio da Lei de Incentivo à Cultura: da Ge-Celma, desde 2015, empresa do grupo multinacional General Eletric, sediada em Petrópolis, responsável pela manutenção de motores de avião, e, para 2018, da Schott Brasil, empresa multinacional de origem alemã, presente no Brasil há mais de 75 anos, fabricante de embalagens de vidro para as indústrias farmacêutica e cosmética e para laboratórios de análises clínicas.

A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação básica da coordenação rítmica e da prática musical informal, no dia 10/03, e entrevista sociomotivacional, no dia 17/03, ambas no Palácio Itaboraí, sede do Fórum e onde também acontecem as aulas, situado à Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso. Não será exigido conhecimento prático ou teórico de música. As inscrições poderão ser feitas através do telefone (24) 2246-1430 ou na secretaria do Palácio Itaboraí. Mais informações podem ser consultadas pelo site  forumitaborai@fiocruz.br. 


Últimas