Curso Tecnólogo em Radiologia da Fase oferece ampla estrutura para estágios supervisionados
Garantir formação de qualidade, com foco na prática profissional, ensinando os alunos como proceder em atendimentos de excelência voltados para o cuidado com a saúde dos pacientes, é um compromisso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Por isso, os estudantes são inseridos desde os primeiros semestres nas amplas estruturas de ensino/aprendizagem disponíveis para atuação supervisionada no curso de graduação Tecnólogo em Radiologia.
O curso noturno, que tem duração de três anos, é avaliado com nota máxima do MEC, conceito 5, e foca na valorização do estágio supervisionado pelos professores, que é garantido pela instituição nas melhores clínicas e empresas da cidade, com destaque para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que abriga um moderno Centro de Imagens, com Ressonância Magnética de alto campo e tomógrafo multislice. O novo prédio do Ambulatório Escola, em Cascatinha, também está sendo preparado para ser mais um cenário prático para os alunos do curso.
Além disso, há convênio com a Clínica de Radioterapia Radio-Serra, Hospital Beneficência Portuguesa (SMH), Clínica de Ortopedia Trauma Center, Clínica de Ressonância Magnética Multi-Imagem, e parceria voltada para radiologia industrial, com a empresa GE-Celma, ampliando ainda mais os locais de estágio.
No Centro de Imagens do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, os alunos têm a oportunidade de atuar nos serviços de ressonância magnética. O investimento de R$ 1,2 milhão realizado pela faculdade proporcionou a compra de um tomógrafo e um mamógrafo com capacidade de digitalização dos exames de raios-x e mamografia, e um Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens para esses e outros exames, como os de tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
“Com esse investimento, foi possível fazer a mudança do sistema analógico para o digital no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, processo que garante a qualidade das imagens dos exames, economia de recursos financeiros e de espaço físico, além da rapidez na visualização dos exames e, consequentemente, do diagnóstico médico. O que também facilita o processo de ensino dos alunos que conseguem visualizar com mais facilidade os resultados”, destaca André Kinder, coordenador do Curso Tecnólogo em Radiologia da FMP/Fase.
No Ambulatório Escola, o amplo e moderno espaço de ensino prático profissional vai oferecer aos estudantes de Radiologia uma estrutura com tecnologia de ponta para aulas supervisionadas, a partir do ano que vem, garantindo uma formação profissional integrada com as outras áreas da saúde. No espaço, os alunos terão acesso ao serviço odontológico de imagem com 3 salas de raios-x e tomografia odontológica; sala de estudos para os acadêmicos trocarem informações e 7 salas de aula com 48 lugares cada.
“Os modernos equipamentos odontológicos de imagem digitalizada no novo prédio do Ambulatório Escola permitirão a ampliação do número de vagas de estágio do curso de Radiologia, garantindo uma formação ainda mais qualificada para esses tecnólogos. Além disso, nós temos a oportunidade de desenvolver ensino e assistência integrando a Radiologia às demais áreas da saúde, pois alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Odontologia também realizam atividades práticas no Ambulatório”, ressalta Kinder.
O profissional tecnólogo em Radiologia formado pela FMP/Fase estará qualificado para atuar em serviços de Raios-X Convencional e Digital, Mamografia, Raios-X Odontológico, Hemodinâmica, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia Industrial.
No campus da FMP/Fase, os alunos contam com a estrutura de aprendizagem dos novos laboratórios no Centro Multidisciplinar de Radiologia, criado recentemente, abrigando os laboratórios de Radioproteção e Dosimetria, de Física e de Incidências Radiológicas.
Outro ponto forte do curso é a possibilidade de aproveitamento de competências para técnicos de Radiologia e profissões afins, como físicos-médicos e biomédicos, reduzindo significativamente o tempo de formação para até um ano e cinco meses (de acordo com a formação e avaliação prévia).
Além disso, para otimização do tempo, 20% da carga horária é realizada a distância, através do ambiente virtual de aprendizagem da FMP/Fase.
“O Tecnólogo é um profissional de nível superior apto a desenvolver atividades em uma área específica do conhecimento. Possui formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias e gestão de processos de produção de bens e serviços. Promove a articulação entre os conhecimentos técnico-científicos e a prática profissional, em um ambiente em constante transformação”, explica Kinder.
Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. São ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. A prova para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FMP/Fase será aplicada no dia 08 de agosto, mas os candidatos também podem optar por se inscrever utilizando a nota do Enem. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.