Cursos preparatórios ajudam estudantes que desejam ingressar no ensino superior

08/11/2016 16:15

Os cursos preparatórios se tornaram uma carta na manga para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. O número de jovens que procura pelo serviço aumentou consideravelmente nos últimos anos, e Petrópolis não está fora dessa tendência. Apesar do principal objetivo buscado pelos estudantes ser aprimoramento de conteúdo, muitos também procuram  ter mais confiança em si próprio para realizar as avaliações com a devida segurança. Levando em conta que muitas vezes o nervosismo pode colocar em risco o desempenho de alguns jovens. 

Além disso, o método diferenciado de aprendizado também tem sido destacado pelos alunos como mais eficiente. Estudos personalizados fazem a diferença na hora da assimilar o conteúdo das diferentes disciplinas. Ao contrário do colégio, o curso deve promover uma formação no ponto de vista universitário profissional, uma vez que a quantidade de exercícios que os alunos realizam, é mais rígida.

Na Cidade Imperial, o curso PRW oferece conteúdos programáticos, além do apoio de um coaching educacional, que realiza acompanhamentos pedagógicos, auxilia na elaboração de planos de estudos e palestras motivacionais ao longo do ano. 

Atualmente, o local conta com 200 alunos matriculados, porém, se forem incluídos os estudantes dos projetos Enem, Redação, Filosofia, Física, e Matemática, esse número chega a 400. Em dois anos foram mais de 200 aprovações para as mais diversas universidades públicas e mais de 95 aprovações para as melhores instituições privadas no curso de medicina.

“Normalmente, o curso tem duração de 11 meses para os exames do Enem e o vestibular da UERJ, mas pode se estender a 12 ou 13 meses no caso dos vestibulares particulares para medicina. Também sempre dispomos de projetos de curta duração (de dois a três meses) para uma preparação intensiva para universidades particulares de medicina, principalmente para o vestibular da FMP/Fase. Além disso, temos turmas para o Enem / Uerj. Mas,também contamos com alunos que desejam concorrer a vagas de vestibulares em outros estados, como São Paulo (USP – vestibular da Fuvest), Brasília (UNB – vestibular da Cespe), Especex (Aman), etc”, disse um dos responsáveis pela PRW, Paulo Roberto Freire de Araújo.

Três métodos de ensino são adotados na unidade: o PRW diário, que consiste em um resumo teórico da aula do dia, mais a realização de 25 exercícios; o PRW semanal, que são 100 exercícios com os conteúdos trabalhados na semana anterior, e mais uma redação. O aluno tem sete dias para entregar todo o material; e por último o PRW mensal, que é um bloco com mil exercícios distribuídos entre as disciplinas que compõem o curso preparatório, mas esses não são obrigatórios. “O resultado de todas as atividades são tabulados e, com ele, conseguimos realizar um acompanhamento individual de cada estudante. Apontando seus pontos fortes e fracos. Apesar de toda a pressão que envolve a preparação para os cursos e concursos mais concorridos do país, a atmosfera do PRW é leve. Existe uma ajuda mútua entre profissionais e alunos”, disse Paulo.


Últimas