Da morte para a vida
Jesus diz: “Se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.” (João 12.24)
A missão de Jesus chegara ao ponto alto. Por isso, falou de sua morte e ressurreição usando o dito parabólico do grão que é lançado à terra.
Nos perguntamos: como pode algo que morre produzir frutos? Quem conhece o trabalho na lavoura sabe que uma semente só germina e dá lugar a uma nova planta quando ela morre ao ser colocada na terra. O poder da terra, com seus nutrientes, a faz germinar após ter morrido e surge uma nova e linda planta, que vai gerar muito fruto.
Assim também foi com Jesus: para dar nova vida, era necessário que Ele morresse e depois fosse ressuscitado pelo poder de Deus.
E, pela fé em Cristo, nós também somos coparticipantes deste morrer e ressuscitar, como diz Paulo em Romanos 6.4,5: “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com Ele por termos morrido junto com Ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. Pois, se fomos unidos com Ele por uma morte igual à Dele, assim também seremos unidos com Ele por uma ressurreição igual à Dele.”
Sem o perdão que o Salvador nos dá, estaríamos perdidos, nossa vida não teria sentido porque estaríamos condenados à perdição eterna. Sem Cristo, estaríamos vivos para o mundo, mas mortos para Deus.
A partir da fé, temos nova vida, como diz Paulo em 2 Coríntios 5.14,15: “Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem morreu por todos, oque quer dizer que todos tomaram parte na Sua morte. Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou para o bem deles.”
Vivamos para Cristo, vivamos para essa nova vida que Ele nos oferece, permanecendo firmes na fé, servindo a Deus, a Jesus, amando ao nosso próximo. Lembremos as palavras do próprio Cristo: “Quem quiser Me servir, siga-Me; e, onde Eu estiver, ali ele estará também. E o Meu Pai honrará quem Me serve.” (João 12.26)
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703