Dados diários de Covid-19 incluirão informações sobre ocupação de leitos
O prefeito Bernardo Rossi anunciou nesta terça-feira (16) mudanças na forma de apresentação do boletim diário da Covid-19. Além dos números de casos confirmados, descartados, os óbitos e os pacientes recuperados, será mostrada também a taxa de ocupação dos leitos de clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades de saúde do município. Este é o principal “termômetro” utilizado pelas equipes técnicas para definir os detalhes da retomada das atividades econômicas em Petrópolis. Os dados sobre a covid estão disponíveis no portal https://smspetropolis.net.br/covid-19/. Lá é possível encontrar desde informações sobre licitações até os números detalhados sobre a doença, que são atualizados diariamente.
Em uma transmissão ao vivo feita nesta terça-feira para falar sobre as contas da Saúde e a ocupação dos leitos nos hospitais no município, o prefeito lembrou que esta é a terceira semana de flexibilização do comércio e serviços. A reabertura começou com atividades da chamada linha branca e, nesta semana, foram autorizados a funcionar os estabelecimentos incluídos na chamada linha amarela. Segundo Bernardo Rossi, a equipe técnica vem acompanhando os números e a curva de casos de contaminação pelo novo coronavírus segue controlada, mas, se a taxa de ocupação nos hospitais subir e chegar a 80%, o município vai recuar com as flexibilizações. Ele não descarta o lockdown.
“Se a nossa capacidade chegar a 80%, o município vai recuar. Volto a dizer que não é o que nós queremos aqui, mas, caso necessário, vamos utilizar até o instrumento de lockdown. Hoje essa possibilidade está muito longe, muito distante. Mas preciso reforçar que, se acontecer, vamos recuar. Sendo possível, as pessoas devem ficar em casa”, alertou o prefeito.
A secretária de saúde, Fabíola Heck, disse que, embora tenha aumentado a oferta do teste rápido nos pontos de apoio, o número de casos testados e o número de confirmados vem diminuindo. “Mas que isso não é motivo para o relaxamento da população”, avisou.
O Procon Petrópolis, a Secretaria de Segurança Serviços e Ordem Pública (SSOP), Coordenadoria de Gestão Estratégica e Secretaria de Desenvolvimento Econômico também apresentaram a prestação de contas das ações que vêm sendo feitas para a evolução das flexibilizações.
O prefeito também frisou que as fiscalizações e multas para quem descumprir as determinações dos decretos serão rigorosas. E que é imprescindível a participação da população para que a curva da Covid-19 não volte a crescer, e as flexibilizações possam continuar sendo feitas, dentro do planejamento.
Leia também: Bancos instalados em vias públicas ganham adesivos recomendando distanciamento