Dados do ISP mostram aumento no número de casos de estelionato
Os registros de estelionato aumentaram 116% na cidade, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro divulgados esta semana. Em janeiro, foram registradas 54 ocorrências deste tipo de crime. No mesmo período do ano passado foram 25 casos. O levantamento do ISP tem como base os registros de ocorrência nas duas delegacias de polícia – 105ª no Retiro e 106ª em Itaipava.
Além do estelionato, os índices de outros crimes também aumentaram. Os casos de estupro, por exemplo, subiram 30%. Foram 13 ocorrências em janeiro de 2018, contra 10 notificações no mesmo período do ano passado. Os boletins de ocorrência de furtos aumentaram ainda mais em um ano: foram 179 este ano e 109 em 2017. Já os registros de assassinatos e tentativas de homicídio registrados nas duas delegacias dobraram no período.
O único crime que não registrou aumento, de acor – do com dados do Instituto de Segurança Pública, foi o roubo. Em janeiro, foram 23 casos. No mesmo período do ano passado, foram 33 registros, ou seja uma redução de 30%. No total, em janeiro de 2018, foram dois roubos a residência, dois a estabelecimentos comerciais, um roubo de veículo, quatro de cargas, um de celular e 13 roubos a pedestres.
O Instituto de Segurança Pública também contabilizou as apreensões de drogas. Em janeiro deste ano, foram 56 registros nas duas delegacias. No mesmo período do ano passado foram 52 ocorrências – um aumento de 8%. Entre as apreensões está o carregamento de 625 quilos de maconha, flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia BR-040. A droga estava nos tanques de combustíveis de uma carreta. Cães farejadores foram usados na operação.