Dança criada para a Olimpíada de Tóquio será apresentada no Bunka-Sai

31/07/2019 14:05

Uma das danças folclóricas mais tradicionais do Japão, o “Bon-Odori”, vista por diversas cidades na Terra do Sol Nascente durante os festivais de verão, está entre os destaques da programação do Bunka-Sai, que acontece entre os dias 08 e 11 de agosto, no Palácio de Cristal. Este ano, as apresentações estão ainda mais especiais já que a Associação Nikkei de Petrópolis vai mostrar o “Tokyo Gorin Ondo 2020”, canção e dança criadas especialmente para a Olimpíada de 2020.

Leia também: Abertas as inscrições para o concurso amador de fotografias de cerejeiras

As apresentações de Bon-Odori acontecem logo na abertura, na quinta-feira (08.08), às 20h; e também na sexta (09), às 20h30; no sábado (10), às 20h; e no domingo (11) às 19h. A principal característica é que todos dançam juntos formando uma grande roda.

“Já estamos ensaiando o Bon-Odori da Olimpíada há quatro meses. Ele é mais complicado, os movimentos fazem referência aos esportes, como o basquete, a natação e também os esportes paralímpicos. Mas vamos apresentar outras danças também, que vamos convidar o público para participar conosco”, frisa Michiko Ami, que faz parte da associação. “É muito fácil e qualquer pessoa pode participar”, completaKiyoshi Ami, presidente da associação.

O “Tokyo Gorin Ondo” é a canção tema da Olimpíada de Tokyo. O single foi lançado em 23 de junho de 1963, um ano antes do grande evento, que seria a primeira Olimpíada a ser realizada na Ásia e no próprio Japão. Desde seu lançamento, a canção teve vários covers, como uma versão gravada especialmente para as de 2020 pelos artistas Ishikawa Sayuri, Kayama Yuzo e Takehara Pistol. “Essa nova versão faz referência a novas modalidades de esporte e até cita o Rio de Janeiro”, explica Ami.

O evento vai contar ainda com gastronomia típica, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, apresentação de Taiko, entre diversas outras atrações. A entrada é gratuita.

 

Últimas