Debates discutem a Semana de Arte Moderna de 1922

06/04/2021 10:48
Por Estadão Conteúdo

Continua nesta quarta-feira (7), o evento Semana de 22 – Tradição e Ruptura, que teve início nesta terça (6), pelo canal do YouTube da PUC de São Paulo. Essa é a primeira edição de um calendário que promete outros, até chegar no ano que vem, quando se festejará o centenário da Semana de Arte Moderna. A iniciativa promoverá debates sobre o momento da história, que deixou marca no dia 11 de fevereiro de 1922 quando o evento foi realizado no Theatro Municipal de São Paulo. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da PUC.

Nesta quarta (7), os debates serão realizados às 9h30 e às 14h. Às 15h30, acontece o encerramento com participações variadas, desde os atores Cláudio Fontana e Rodrigo Mercadante até os performers Victor Abrahão e Maria Kowales. Nesta terça (6), o evento contou com a participação de especialistas, como o poeta e tradutor Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, e de políticos, como o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef.

Os debates dessa primeira edição do evento da PUC, remontam as ocorrências da Semana de Arte Moderna, no período de 11 e 18 de fevereiro de 1922. Na época artistas de áreas diversas apresentaram obras que buscavam renovar na linguagem a partir da experimentação e também da “antropofagia”, ou seja, buscar o que havia de novo na cultura do exterior, degluti-la e transformá-la em algo com feições brasileiras.

Últimas