Decisão P. Elton Pothin
Em João 13, 21-20, é narrada a última ceia de Jesus com os discípulos, após Jesus ter lavado os pés dos mesmos. No versículo 21, Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.” Sem saber o que estava acontecendo, os discípulos ficaram olhando uns para os outros. O que Jesus estava dizendo era algo inconcebível. Nenhum deles trairia o Mestre!
Quem seria o traidor?, todos se perguntavam. Num gesto simbólico, Jesus esclarece o mistério e indica o traidor: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado.” (v. 26) Foi Judas que recebeu o pedaço de pão. E, assim que deu o pão a Judas, Jesus lhe disse: “O que pretendes fazer, faze-o depressa.” (v. 27)
Faze-o depressa! Jesus quer decisão. Em outra ocasião, Jesus também disse: “Quem não é meu favor, é contra mim; e quem não me ajuda a juntar, espalha.” (Lucas 11.13). Também disse que “um escravo não pode servir dois donos ao mesmo tempo.” (Mateus 6.24)
Sabemos que a tendência humana é ficar “em cima do muro”, tentar agradar a gregos e troianos e só pular para um dos lados quando lhe convém. Ora, essas pessoas são aquelas que Jesus chamava de “mornas”, nem frias nem quentes.
Mas a proposta da fé cristã é diferente. Ela requer uma decisão. É preciso resolver. Se é para negar a fé, que seja logo. Se é para assumi-la, que isso aconteça de uma vez, sem demora e para valer! Ficar “em cima do muro” não é opção nem possibilidade!
O desafio é que você se decida logo. “O que pretendes fazer, faze-o depressa”, nos diz Jesus.
Um hino cristão diz “Meu amigo, hoje tens a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar. Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo te quer libertar.”
O mesmo também Deus disse aos israelitas: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que hoje Te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos Seus caminhos, e guardes os Seus mandamentos, os Seus estatutos, e os Seus juízos, então, viverás. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servirdes, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele. (Deuteronômio 30.15-2
“Meu amigo, hoje tens a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar. Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo te quer libertar.”
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703