Defesa Civil atendeu mais de mil ocorrências durante o verão
Balanço mostra que 79 rondas preventivas foram realizadas no período de chuvas mais intensas
Balanço divulgado pela Defesa Civil nessa semana mostra que a pasta atendeu um total de 1.085 ocorrências no período do verão – entre dezembro de 2022 e março de 2023 em Petrópolis. Também foram feitas 79 rondas preventivas, além da interdição de 212 imóveis que apresentavam risco estrutural ou geológico.
“A Defesa Civil atua na prevenção de desastres, neste sentido as rondas preventivas ajudam as equipes a identificar possíveis situações de emergência para que possamos trabalhar de forma antecipada, sempre que possível, para salvaguardar vidas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers.
Kempers destacou que as áreas mais afetadas pelas chuvas deste verão foram os bairros Alto da Serra, Quitandinha, Centro, Retiro, Itaipava e Posse. “Buscamos fortalecer a resiliência local de diversas formas. Por isso, implantamos o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, onde todos juntos, governo e sociedade civil, dialogam, debatem e deliberam sobre as políticas públicas. Ampliamos o número dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs, que atendem a 79 comunidades. E estamos desenvolvendo ações como o Sistema de Alerta e Alarme Alternativo, com o uso de apitos. Essa ação foi fundamental para salvar vidas durante a catástrofe de 2022, na região do Floresta, onde foi implantado, e a nossa ideia é ampliar esse trabalho”, disse Kempers.